UMDOIS
ESPORTES
FUTEBOL E NEGÓCIOS
Profissional de confiança
Para estar focado apenas no futebol enquanto jogava e agora concentrado em seus negócios como empresário, Ronaldo Nazário tem em seu entorno dezenas de profissionais em quem confia. Viviane Leal, de 38 anos, é uma dessas pessoas.
Profissional de confiança
Ela trabalha há quase 20 anos com o ex-atleta e é cofundadora e CEO da R9 Gestão Patrimonial & Financeira, startup responsável por cuidar desde 2018 das finanças e patrimônios de jogadores .
Mudança na carreira
Viviane trabalha com Ronaldo desde 2003. Fisioterapeuta por formação, não seguiu a profissão porque cruzou o caminho de Ronaldo quando tinha 19 anos, ainda na faculdade, e decidiu se aventurar ao mundo das finanças. "Eu era aluna de uma faculdade cujo prédio pertencia a Ronaldo. Lá eu conheci a equipe do Ronaldo e mudei minha carreira totalmente. Fiz MBA e vários cursos depois. Virei a chave e falei para mim mesma: 'é aqui que vou ficar'", conta a gestora.
Modelo de negócio
Ela passou anos cuidando do dinheiro da família do Fenômeno. O escritório era um single family office porque só administrava as finanças da família do ex-atleta. Com a experiência que adquiriu nesse período, em 2018 ela propôs a Ronaldo transformar seu escritório pessoal em modelo de negócio, que virou um multi family office, isto é, passou a gerir o patrimônio e investimento de outros jogadores de futebol - e de suas famílias - de diferentes perfis.
VEJA TABELA DO BRASILEIRÃO
Ajudar amigos
"O Ronaldo tinha demandas para ajudar amigos jogadores. Eu percebi, ao longo desse tempo, que o trabalho havia virado um produto, um negócio. Tive um pouco de medo, mas virei a chave e percebi que dava para escalar. Fomos mergulhando em como a gente poderia replicar esse modelo com outros atletas que deu certo com o Ronaldo", explica Viviane. "Eu piro no que faço. É muito bom você poder fazer movimentos grandes com os jogadores. Você percebe um cara muito tímido, encabulado, receoso, e depois ele sai daqui diferente", emenda.
Do Papa ao Brad Pitt
"Ele é muito plural, tem muitos negócios. Nunca foi "só" um jogador de futebol. Tem uma riqueza de informações sobre vários assuntos. Ele senta para jantar com qualquer pessoa, do Papa ao Brad Pitt".
Cruzeiro, uma grande novidade
Viviane avalia que Ronaldo é convicto e seguro de seus investimento. Foi assim, com segurança e convicção, que agiu antes de comprar o Cruzeiro, clube que o lançou aos 17 anos. Não consultou, segundo ela, ninguém, exceto a XP Investimentos, que intermediou o negócio. "Ele bateu no peito falou: 'eu vou fazer'. Avisou a gente já quando o contrato estava pronto. Já estava tudo negociado", revela a gestora. "O Ronaldo tem dessas, de vez em quando aparece com novidades. E o Cruzeiro foi uma novidade bem grande"
CRÉDITOS
Edição: UmDois Esportes.
Texto: Estadão Conteúdo.
Fotos: EFE e reprodução R9.