A Fifa entregou, nesta segunda-feira (27), os prêmios para os melhores do mundo do futebol da temporada 2022. O evento aconteceu em Paris, na França. A premiação é diferente do Bola de Ouro.
Melhor jogador
O argentino Lionel Messi é eleito o The Best de 2022. Esta é a sétima vez que ele leva o prêmio (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2022). Ele superou Mbappé, colega de PSG, e Benzema, do Real Madrid.
Mary Earps, do Manchester United, é a melhor goleira do mundo de 2022. Ela superou a alemã Ann-Katrin Berger (Chelsea) e a chilena Christiane Endler (Lyon).
Melhor goleiro
Destaque da Argentina na Copa do Mundo, Emiliano Martínez, do Aston Villa, é o melhor goleiro do mundo de 2022. Ele venceu o belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, e o marroquino Yassine Bono, do Sevilla.
Prêmio Puskas
O polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada, venceu o Prêmio Puskas de gol mais bonito. Ele superou Richarlison e o francês Payet.
Melhor treinadora
A holandesa Sarina Wiegman, que comanda a Inglaterra, é a melhor treinadora. Ela disputou com a técnica do Brasil, a sueca Pia Sundhage, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon.
Melhor treinador
Lionel Scaloni, campeão do mundo com a Argentina, é o melhor técnico de 2022. Ele venceu os veteranos Carlo Ancelotti, do Real Madrid, Pep Guardiola, do Manchester City.
Fair Play
Luka Lochoshvili, do Cremonese, leva o prêmio Fair Play, por ajudar a salvar a vida de um adversário dentro de campo, quando atuava pelo Wolfsberger.
Fan Award
A torcida argentina levou o prêmio Fifa Fan Award pela festa durante a Copa do Mundo. O argentino Carlos "Tula" Pascual representou os torcedores e tocou bumbo no palco.
Melhor jogadora
Alexia Putellas, do Barcelona, é eleita a melhor jogadora de 2022. Ela venceu a americana Alex Morgan, do San Diego Wave e inglesa Beth Mead, do Arsenal.