UMDOIS

ESPORTES

Desafio

Deiveson Figueiredo vai se aventurar no tatame em um novo desafio, ao enfrentar de olhos vendados paratleta Dione Silva, deficiente visual, numa luta de jiu-jitsu adaptado.

Demissões

O atleta paraense foi convidado a participar do Desafio da Eficiência, no evento multiesportivo Arnold South America 2023, na capital paulista, no próximo sábado, dia 15.

Carreira

Natural de Santa Catarina, Dione Silva (na foto ao centro) conheceu o jiu-jitsu após perder a visão, em 2014. ele é o atual campeão brasileiro de jiu-jitsu paradesportivo.

O evento

Além do Desafio da Eficiência, a Arnold South America também será palco do campeonato Sul Americano de Jiu-Jitsu Paradesportivo, organizado pelas entidades Federação Catarinense de Jiu-Jitsu Paradesportivo e pela Jiu-Jitsu Paradesportivo Nacional.

VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO 2023!

Fala, Deiveson

"Quando recebi o convite, fiquei surpreso e lisonjeado. Sei que as pessoas no Brasil que possuem qualquer tipo de dificuldade, seja ela física ou não, enfrentam muitos problemas e precisam fazer muito para ter um pouquinho de notoriedade", declarou Deiveson.

Apoio

"Então, se de alguma forma posso ajudar a fortalecer essa classe, eu quero sim estar próximo e fazer o possível para que eles alcancem esse reconhecimento, patrocínios e mais mídia, por exemplo", completou.

Time do coração dos jornalistas esportivos

Quem é Dione

Dione pratica o jiu-jitsu há cinco anos. Ficou cego em 2014 após um acidente, e revelou que o esporte, aos poucos, mudou a sua vida. O atleta ocupou o lugar mais alto do pódio na categoria absoluto (participam pessoas com diferentes graus de deficiência visual) e na categoria B1 (cego total), no 3º Campeonato Brasileiro da modalidade, em 2022. 

Fala, Dione

"O esporte me ajudou a superar barreiras. Depois do acidente fiquei muito tempo parado e, então, conheci o jiu-jitsu. E foi aí que a minha vida voltou a andar no trilho. Na sequência, vieram as competições".

Fala, Dione

Já no primeiro brasileiro fiquei com o 3º lugar; nas disputas pelo estado, também coleciono medalhas e troféus. Essas medalhas me dizem que estou no caminho certo, pois a vontade de vencer supera os obstáculos".

VEJA A TABELA DA LIBERTADORES 2023!

DE2729

CRÉDITOS

Edição: UmDois Esportes.

Texto: Folhapress.

Fotos: Reprodução, Arquivo Pessoal e Zuffa LLC.