UMDOIS

ESPORTES

Acerto

João Mendes, de 18 anos, foi anunciado como jogador do Barcelona na última semana. Filho de Ronaldinho Gaúcho, ele passou pela base do Cruzeiro e chegou ao clube catalão sob tutela do antigo craque.

Trajetória

Por lá, conquistou alguns títulos mas não chegou a ter grande destaque. Antes de atuar no time mineiro, ele passou pelas bases de Flamengo, do Vasco e do Boavista.

Trajetória

Atacante, o filho de Ronaldinho Gaúcho passou pelos times sub-13, sub-15 e sub-17 do Cruzeiro, atuando no clube entre setembro de 2018 e fevereiro de 2022. 

Fala, Ronaldinho

"Para mim foi uma alegria ver que ele queria também se tornar jogador. Tenho um pouco de medo, como todo o pai fica. Fico lisonjeado, claro, de ele fazer uma coisa que eu amo e amei a minha vida toda. Mas dá um medinho normal de pai pelas comparações que vão existir a vida toda", disse Ronaldinho Gaúcho em entrevista.

História

João teve sua história contada em uma série no Instagram quando era da base do Cruzeiro. A mãe, Janaína Mendes, teve um relacionamento rápido com Ronaldinho Gaúcho quando era bailarina do Faustão. O craque sempre foi presente na vida do filho.

Palavras da mãe

"Quando engravidei, tinha 21 anos, eu trabalhava no Faustão, foi bem complicado. Já tinha minha independência financeira, não morava com meus pais... João foi muito tranquilo, um bebê muito calmo. Eu e o pai dele estávamos juntos e ele sempre foi muito parceiro, principalmente nesse início", contou Janaína Mendes.

Planos

João não irá de cara ao time principal, mas treinará no time juvenil do Barcelona, no conhecido CT de La Masia. Ele foi aprovado antes mesmo de ser decidido por qual equipe atuaria.

Os testes no Barcelona aconteceram desde janeiro. Ao completar 18 anos, em fevereiro, ele deu o passo seguinte para ser contratado. A ação do clube também mira estreitar relação com Ronaldinho para gerar ações de marketing no futuro.

Fala, presidente

"Estamos orgulhosos de continuar a saga do Ronaldinho. Queremos que o João continue sua carreira aqui. O moleque tem qualidade e estamos felizes. Gostamos de manter essa relação com Ronaldinho. A pressão sobre o menino é grande, Ronaldinho foi um dos melhores da história. O filho tem pressão, mas é função dos nossos treinadores que ele possa desenvolver suas habilidades", Joan Laporta, presidente do Barcelona.

Ranking revela melhores jogadores do mundo desde 2001; veja brasileiros

DE2729

CRÉDITOS

Edição: UmDois Esportes.

Texto: Folhapress.

Fotos: EFE e Reprodução/ Instagram.