UMDOIS
SELEÇÃO BRASILEIRA
ESPORTES
Com um pé na Copa
De acordo com as convocações que faz para a seleção brasileira, o técnico Tite tem praticamente 70% do grupo formado para a disputa da Copa do Mundo do Catar no final do ano. A disputa ocorrerá somente a partir do final de novembro, em virtude do forte calor na região.
70% do grupo formado
Ainda que o próprio técnico tenha dito que "um ano no futebol é muito tempo", a repetição frequente de nomes demonstra que pelo menos 70% do elenco já está definido. Somente uma lesão de última hora ou uma queda muito grande de rendimento deverá mudar isso.
Repetições
Dos 26 da lista para os jogos com Equador e Paraguai, 16 foram vices da Copa América. Os goleiros Alisson, Ederson e Weverton; os laterais Emerson e Alex Sandro; os zagueiros Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão; os meio-campistas Casemiro, Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro; e os atacantes Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa e Vinicius Júnior.
Neymar e mais dez
Há outros nomes, como Neymar, evidentemente. Além dele, a nova lista mostrou que Daniel Alves ainda é a preferência de Tite para a lateral-direita. E há o caso de Renan Lodi: o lateral esteve na Copa América e, nas palavras de Tite, "ficou alijado de concorrer porque não está vacinado".
Dúvidas
Com os três goleiros definidos, o miolo de zaga formado e a primeira linha de meio de campo assegurada, as poucas vagas estão nas laterais, na armação e no ataque. No setor de criação, principal problema, Everton Ribeiro deu resposta na Copa América, mas tem histórico de oscilações. Philippe Coutinho voltou a ser chamado.
Ataque
Tite confia muito em Gabriel Jesus, chama com frequência Roberto Firmino e Richarlison, tem dado oportunidades a Gabriel Barbosa e Matheus Cunha, passou a chamar Antony e Raphinha, e há Vinicius Junior. Como se pode perceber, trata-se de um setor com profusão de nomes, mas ainda com indefinições.
CRÉDITOS
Edição: UmDois Esportes.
Texto: Estadão Conteúdo.
Fotos: EFE.