Ronaldinho Gaúcho prestou depoimento nesta quinta-feira (31) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, também chamada de CPI das Criptomoedas.
A CPI
Ele foi convocado por ser fundador e sócio da empresa 18k Ronaldinho Comércio e Participações Ltda. Segundo investigações, a empresa teria envolvimento com criptomoedas e esquemas de pirâmide.
O caso
Antes, Ronaldinho e o irmão, Roberto de Assis, chegaram a pedir ao STF para não comparecer à CPI. A comissão chegou a pedir condução coercitiva para ouvir o ex-jogador.
Investigação
Ronaldinho negou que seja fundador ou sócio da empresa. Segundo ele, em 2020 chegou ao conhecimento do seu irmão, Roberto de Assis Moreira, que a sua imagem estava sendo usada, indevidamente, pela empresa, que fazia compra e venda de moedas bitcoins. “Nunca foi autorizado que essa empresa utilizasse meu nome e minha imagem”.
“Eu nunca fui sócio da empresa 18k Ronaldinho Comércio e Participações Ltda. Os sócios de tal empresa são os senhores Raphael Horácio Nunes de Oliveira e Marcelo Lara Marcelino. Eles utilizaram indevidamente meu nome para criar a razão social dessa empresa. Inclusive, já fui ouvido pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na condição de testemunha”, disse.
Entenda o caso
O empresário Marcelo Lara, ao lado de Ronaldinho, teria criado o site "18k Ronaldinho", que, segundo o requerimento do relator é "alvo de investigações por suspeita de fraudes e pirâmide financeira com investimentos em criptomoedas". Lara sequer foi localizado para ser notificado pelo colegiado e, segundo Aureo Ribeiro, pode estar fora do País.
Na sessão
O presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro, destacou que o jogador foi convocado por ter usado sua credibilidade para levar milhares de brasileiros a investir suas economias em uma empresa que prometia lucro fácil.
Na web
Nas redes sociais, dois momentos do depoimento, em especial, acabaram virando meme.
Nike
O deputado Alfredo Gaspar perguntou a Ronaldinho sobre a fornecedora esportiva Nike, e questiona a qualidade da marca. Veja o vídeo!!
Sexshop?
O deputado também questiona se Ronaldinho Gaúcho faria propaganda para um SexShop. O ex-jogador da seleção brasileira optou ficar em silêncio. Veja o vídeo!!