Em 2005, pelo Juventude, ele teria ofendido o volante Jeovânio, que jogava no Grêmio. Zago foi expulso e deixou o gramado apontando para o seu braço e teria chamado o adversário de "macaco".
Zago acabou suspenso por 120 dias e precisou comparecer ao fórum por três anos. Em entrevistas, disse ter se arrependido do crime.
Brigas e discussões
Zago também se envolveu em casos de brigas e discussões com colegas. Edmundo e ele chegaram a trocar agressões após um jogo pelo Palmeiras.
Cuspida
Outra vez, Zago teria dado cuspida em Diego Simeone, quando era jogador da Lazio e o argentino da Roma. O brasileiro chegou a ganhar uma música da torcida pelo fato.
Como diretor técnico do Corinthians, em 2009, teria ido com Ronaldo a uma boate. O fenômeno chegou atrasado à concentração no dia seguinte.
Zago x jogador
Em 2010, como técnico do Palmeiras, teve uma discussão forte - e quase chegou às vias de fato - com o atacante Robert. O jogador que teria chegado tarde de uma balada.
Possíveis fraudes
A Polícia Civil e o MP de São Paulo investigam, desde 2020, ex-zagueiro cometeu fraude processual, falsificação de documentos e falsidade ideológica em processos que chegam a R$ 10 milhões.