A Fifa entrega, nesta segunda-feira (15), os prêmios para os melhores do mundo do futebol da temporada 2023. O evento aconteceu em Londres, na Inglaterra. A premiação é diferente do Bola de Ouro. Confira em tempo real!
Melhor jogador
O argentino Lionel Messi venceu, aos 36 anos, o prêmio de melhor jogador do mundo. É a sua oitava conquista. Ele bateu o norueguês Erling Haaland e o francês Kylian Mbappé.
Melhor jogadora
A jogadora espanhola, Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi eleita a melhor do mundo. Ela bateu a também espanhola, Jenni Hermoso, e a colombiana Linda Caicedo.
Melhor técnico
O espanhol Pep Guardiola, do Manchester City-ING, foi eleito o melhor treinador do mundo em 2023. Ele conquistou o Campeonato Inglês, Liga dos Campeões, Copa da Inglaterra e o Mundial de Clubes.
Melhor treinadora
A holandesa Sarina Wiegman, técnica da seleção da Inglaterra, foi eleita a melhor do mundo no futebol feminino. Com o time inglês, venceu a UEFA, em 2022, e foi vice da Copa do Mundo, em 2023.
Melhor goleiro
O brasileiro Ederson, do Manchester City-ING, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Ele superou o belga, Thibaut Courtois e o marroquino, Yassine Bounou.
Melhor goleira
A inglesa Mary Earps, do Manchester United-ING e da seleção da Inglaterra, foi eleita a melhor goleira do mundo. Ela bateu a espanhola Cata Coll e a australiana, Mackenzie Arnold.
Fair Play
O prêmio de fair play do ano foi para a seleção brasileira de futebol masculino, pela luta antirracismo, representada pelo atacante do Real Madrid, Vini Jr.
Prêmio Puskas
O meia Guilherme Madruga, de 23 anos, ganhou o prêmio de gol mais bonito do ano. Pelo Botafogo-SP, ele marcou de bicicleta, encobrindo o goleiro, na Série B do ano passado.
Prêmio especial
A brasileira Marta, que foi seis vezes eleita melhor jogadora de futebol do mundo, recebeu um prêmio especial da Fifa pelo conjunto da obra na vitoriosa carreira.
Melhor time masculino
Courtois (Real Madrid-ESP); Kyle Walker (Man City-ING), John Stones (Man City-ING) e Ruben Dias (Man City-ING); Bernardo Silva (Man City-ING), De Bruyne (Man City-ING) e Jude Bellingham (Real Madrid-ESP); Messi (Inter Miami-EUA), Haaland (Man City-ING), Mbappé (PSG-FRA) e Vini Jr (Real Madrid-ESP).
Melhor time feminino
Mary Earps (Inglaterra); Lucy Bronze (Inglaterra), Olga Carmona (Espanha) e Alex Greenwood (Inglaterra); Aitana Bonmati (Espanha), Ella Toone (Inglaterra) e Keira Walsh (Inglaterra); Lauren James (Inglaterra), Sam Kerr (Estados Unidos), Alex Morgan (Estados Unidos) e Alessia Russo (Inglaterra).