A cada ano surgem craques e promessas no futebol, mas são poucos que realmente vingam. O UmDois Esportes traz 10 jogadores que foram considerados joias, mas decepcionaram.

Jean Chera foi considerado a grande promessa do Santos do século. Mas sequer chegou a atuar no profissional do Peixe. Em 2023, aos 28 anos, jogou no São Bernardo. 

Kerlon Foquinha ficou conhecido pelo “drible da foca”. O jogador teve início promissor, foi contratado pela Inter de Milão, mas não se firmou. Em 2017, aos 29 anos, se aposentou.

Considerado um "novo Pelé", Freddy Adu, ganês, naturalizado americano, virou profissional aos 14 anos. Jogou em diversos clubes do mundo, mas não correspondeu à alta expectativa na carreira.

Lulinha foi artilheiro da base do Corinthians, subiu ao profissional em 2007, mas não rendeu o esperado. Depois de rodar o Brasil, jogou em clubes menores do mundo e, aos 34 anos, está na Indonésia.

Neilton também surgiu no Santos e foi chamado de “Novo Neymar”, até pela aparência física parecida. No entanto, não despontou no futebol brasileiro e atualmente, aos 30 anos, está no Água Santa.

Henrique Almeida era destaque na base do São Paulo. Foi melhor jogador e artilheiro do Mundial sub-20 com a seleção em 2011. Rodou o Brasil e em clubes pequenos da Europa. Está no Vila Nova aos 33 anos.

Atrevido, Lenny encantou a torcida do Fluminense no início da carreira em 2006. Foi negociado ao futebol português, mas não conseguiu se firmar. Voltou ao Brasil, jogou pelo Palmeiras, mas as lesões o atrapalharam.

Chamado até de "Novo Zico", Adryan, 29 anos, foi apontado como uma das grandes promessas do Flamengo, depois de ótimos números na base. O meia rodou com empréstimos pela Europa hoje está na Portuguesa.

Autor do gol do título do Flamengo e melhor jogador da Copinha 2011, Negueba era destaque na base. No profissional, porém, não repetiu grandes atuações. Jogou em outros clubes do Brasil e está na Tailândia.

Felipe Vizeu também despontou bem na base do Flamengo. Foi melhor jogador da Copa SP de 2016 sendo um 9 clássico. Também era da seleção brasileira. Não conseguiu jogar bem na Europa e hoje está no Criciúma.

Veja também

Melhores ginastas do mundo: confira o top 10

Yellow Browser

Créditos

Edição Luana Kaseker. Texto Luana Kaseker. Fotos  Divulgação/Clubes, EFE, Arquivo e Instagram.