O Brasileirão 2024 definiu somente na última rodada os quatro rebaixados. Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma e Athletico disputam a Série B de 2025.
O UmDois Esportes chega com o ranking atualizado, com a lista dos clubes mais rebaixados da história do Brasileirão, desde a sua criação em 1971.
Três clubes lideram a lista do ranking, com sete rebaixamentos no total: América-MG, Coritiba e Goiás. O trio estará na disputa da Série B de 2025.
Com seis rebaixamentos estão dois clubes que disputarão a Série A na próxima temporada. Vitória e Sport. O primeiro se manteve e o segundo subiu esse ano.
Três clubes chegam na sequência com cinco rebaixamentos no total: Avaí e Criciúma, que disputarão a Série B em 2025, e o Santa Cruz, que está na Série D.
A lista é grande dos clubes com quatro rebaixamentos. Bahia, Fortaleza, Vasco da Gama, Atlético-GO e Athletico. Furacão e Dragão caíram em 2024.
Com três rebaixamentos: Paraná, América-RN, CSA, Figueirense, Joinville, Guarani, Naútico, Paysandu, Ponte Preta, Portuguesa, Botafogo, Grêmio, Juventude e Ceará.
Dois rebaixamentos: Botafogo-SP, Bragantino, Desportiva, Ferroviário-CE, Fluminense, Gama, Mixto, Palmeiras, União São João e Chapecoense.
Dos grandes clubes do futebol brasileiro, Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e Santos caíram apenas uma vez na história, desde 1971.