O futebol brasileiro tem vários clubes que saíram da Série A e ficaram sem divisão. O UmDois Esportes relembra cinco times que disputaram os pontos corridos e tentam se reerguer no cenário nacional.

Paraná Clube O clube disputou a última Série A em 2018, mas foi caindo de divisões e não disputa torneios nacionais há dois anos. 

Em 2022, ainda caiu para a Série B do Paranaense. A equipe conquistou o acesso à elite local somente este ano, com apoio da torcida, e tenta voltar ao cenário brasileiro.

São Caetano Finalista de Brasileirão, Libertadores e Copa João Havelange, o Azulão viveu seu auge no início dos anos 2000.

No entanto, não disputa um torneio nacional desde 2020. Em 2024, ainda caiu para a quarta divisão paulista. Sua última vez na Série A foi em 2018.

Santa Cruz O clube, que tem uma grande torcida, esteve pela última vez na Série A em 2016. No ano passado, disputou a Série D, mas foi mal.

Junto disso, uma campanha ruim no Estadual de 2023 deixou o clube sem divisão na atual temporada. Mas o Santa já conseguiu a vaga na Série D para 2025 após melhorar no Pernambucano.

Portuguesa-SP Depois de cair da Série A no "tapetão" em 2013, a Lusa passou por anos difíceis, com dívidas, e não disputa uma divisão nacional desde 2021. 

Voltou ao Paulistão em 2024 após sete anos na Segundona. A equipe também vai voltar à Série D em 2025, depois de conquistar a vaga pelo campeonato local.

Joinville O time catarinense esteve na Série A em 2015, anos em que Santa Catarina teve quatro representantes na elite. 

Desde então, caiu de divisões e não disputa um torneio nacional desde 2021. Mas será calendário na Série D em 2025, depois de boa campanha no estadual.

Veja também

Ranking: confira as maiores dívidas do futebol brasileiro

Navegador amarelo

Créditos

Edição Luana Kaseker. Texto Luana Kaseker. Fotos  Divulgação/clubes, Arquivo e Átila Alberti/ UmDois Esportes.