Quem nunca foi surpreendido por uma cãibra intensa no meio ou após o treino, que atire a primeira pedra. Essa sensação, é mais comum do que se imagina.
Muitas vezes descrita como uma contração dolorosa e involuntária do músculo, a cãibra pode ocorrer tanto em iniciantes como em atletas experientes.
Mas o que causa essa dor e como evitá-la? De acordo com o Abaeté Neto, médico do esporte e especialista em lesões esportivas, as cãibras podem ser resultado de diversos fatores.
“Elas geralmente estão associadas à desidratação, desequilíbrios eletrolíticos, fadiga muscular ou até mesmo à falta de preparo físico adequado", explica.
"Durante o exercício, a perda de minerais como sódio, potássio e magnésio pode predispor o músculo a essas contrações dolorosas”, reforça o especialista.
Entre as principais formas de evitar as cãibras, o profissional destaca a importância de manter o corpo hidratado e adotar uma alimentação balanceada.
"Incluir alimentos ricos em potássio, como bananas, e em magnésio, como castanhas e sementes, pode ajudar na prevenção", explica Abaeté Neto.
"Além disso, realizar alongamentos antes e depois do treino e respeitar os limites do corpo são práticas fundamentais para evitar episódios de cãibra", orienta
Caso a cãibra aconteça, a recomendação é interromper o exercício imediatamente e alongar suavemente o músculo afetado, explica o especialista em medicina esportiva.
Massagens locais também podem aliviar a dor e ajudar o músculo a relaxar rapidamente. Aplicar compressas mornas na área também pode ser útil para aliviar o desconforto.
Se as cãibras têm sido frequentes, é importante revisar rotina de treinos, alimentação e hidratação. “Cãibras recorrentes podem estar associadas a condições mais sérias", diz o médico.
Em casos mais persistentes, é necessário buscar a orientação de um especialista pode ser a melhor solução para treinar com mais conforto e segurança.