UMDOIS
ESPORTES
FUTEBOL INTERNACIONAL
Vídeo nas redes sociais
Jogadores brasileiros que atuam no futebol da Ucrânia, entre eles o atacante Fernando (foto), gravaram um vídeo pedindo socorro e ajuda para deixar o país. Atletas de Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev estão reunidos em um hotel na capital Kiev com seus familiares, mulheres e filhos.
Declaração de guerra
A Rússia declarou guerra à Ucrânia e iniciou um ataque à nação vizinha. Mísseis foram lançados no país. Havia uma esperança para impedir a guerra com a diplomacia. Por isso os clubes de futebol retornaram para a Ucrânia. Eles estavam na Turquia.
Vídeo com pedido
No vídeo, compartilhado pelos jogadores nas redes sociais, eles contam que falta combustível na cidade e que o espaço aéreo da Ucrânia está fechado, dificultando qualquer deslocamento de avião. Vias terrestres e ferroviárias são os prováveis caminhos para deixar o país neste momento. Eles pedem ajuda do governo brasileiro para conseguir voltar para casa.
Dúvidas sobre o futuro
O Itamaraty está trabalhando no assunto. "Cada um saiu correndo de suas casas para o hotel, com uma peça de roupa e não sabemos como vai ser. Pedimos ajuda para resolver a nossa situação", disse a mulher de um dos atletas brasileiros. Todos estão bem.
Atitude urgente
Os brasileiros no hotel afirmam que estão com dificuldades para entrar em contato com a embaixada brasileira na Ucrânia. Os atletas dizem estar decepcionados com a situação (de abandono) e clamam por uma atitude urgente.
CRÉDITOS
Edição: UmDois Esportes.
Texto: Estadão Conteúdo.
Fotos: EFE e reprodução.