Um boneco de Vinicius Júnior feito por um artista espanhol causou polêmica no país europeu na última semana.

Víctor Navarro Granero fez um "ninot", um boneco típico da região de Valência satirizando o jogador brasileiro, e teve torcedor que não gostou da brincadeira.

O boneco do atacante aparece vestindo uma camisa metade do Real Madrid e metade da seleção brasileira. Nas mãos, entretanto, carrega um cocô dourado.

Por conta disso, o autor da obra foi xingado e recebeu até ameaças de morte de alguns torcedores mais exaltados. A estátua de Vini tem quase dois metros de altura.

"Estou surpreso com o que está acontecendo. A festa de Valência é justamente isso, brincar, satirizar sem intenção de ofender ou menosprezar alguém", disse o artista. 

"Recebi tantas ameaças e palavras horríveis que tive que colocar todas as minhas redes sociais em modo privado. As pessoas perdem o respeito na internet", completou. 

A estátua de Vini Júnior faz parte de uma coleção de sete peças que o artista de 46 anos criou este ano para as Fallas de Valência, a festa mais popular dessa região espanhola.

A sátira em si não é diretamente ao jogador, e sim ao Real Madrid, que fez o maior alarde dizendo que ele ganharia a Bola de Ouro no ano passado

O valenciano que faz esses bonecos há 11 anos diz que a arte em si é subjetiva e que as pessoas podem gostar ou não das peças, mas que a falta de respeito não pode ser tolerada.

Veja também

"Criminoso": Arbitragem detona revolta do Real Madrid

Créditos

Texto Folhapress. Edição Julio Filho. Fotos  IconSport.