Zagueiro do Flamengo e atacante do Arsenal são convocados para a seleção brasileira
O zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo, e o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, foram chamados de última hora pela seleção brasileira. Os dois jogadores entraram na lista nos lugares de Éder Militão e Rodrygo, ambos do Real Madrid, que se machucaram neste sábado (09).
Léo Ortiz já foi convocado para o Brasil em outras oportunidades, mas nunca entrou em campo. E Gabriel Martinelli tem 14 partidas com a camisa da seleção e dois gols marcados.
A dupla, assim como os outros convocados, se apresenta à seleção brasileira na próxima segunda-feira (11), em Belém, no Pará. O Brasil joga as duas próximas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo contra a Venezuela no dia 14 (quinta-feira), às 18h, em Maturín, e o Uruguai no dia 19 (terça-feira), às 21h45, em Salvador.
Confira a convocação atualizada da seleção brasileira:
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Mônaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG);
- Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham);
- Atacantes: Raphinha (Barcelona), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).
Éder Militão e Rodrygo se machucam em jogo do Real Madrid
Ainda no primeiro tempo da goleada do Real Madrid por 4 a 0 contra o Osasuna, Éder Militão e Rodrygo saíram de campo chorando.
Logo aos 20 minutos, Rodrygo sentiu uma lesão na coxa e precisou ser amparado pelos companheiros. O atacante voltou aos gramados na última terça-feira (05), na derrota para o Milan, na Champions League, após ficar duas semanas afastado por problema muscular no bíceps femural direito.
Rodrygo deve ficar afastado dos gramados por até quatro semanas, o que invabiliza a participação dele nas próximas partidas da seleção brasileira.
Já a lesão de Éder Militão foi mais grave. O zagueiro travou o pé direito no gramado do Estádio Santiago Bernabéu durante uma dividida aérea e sentiu o joelho. A transmissão do jogo flagrou o grito do brasileiro no momento da lesão. Ele saiu de campo de maca e muito emocionado.
Horas depois, o Real Madrid informou que o zagueiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e vai passar por cirurgia. Ele deve ficar de fora até o final da temporada europeia, no meio de 2025.
Vale lembrar que Éder Militão ficou sete meses de fora dos gramados na temporada passada também por conta de ruptura no ligamento do joelho esquerdo. Na última Data-Fifa, em outubro, o zagueiro também desfalcou a seleção brasileira com problema no quadríceps da perna esquerda.
* Pedro Melo, especial para o UmDois Esportes