Dorival Junior pede paciência à torcida e exalta fim da série negativa da seleção nas Eliminatórias
O técnico Dorival Junior fez questão de exaltar a vitória magra por 1 a 0 da seleção brasileira sobre o Equador. O comandante lembrou que o time vinha de quatro tropeços seguidos - empate com Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
"Tudo é questão de tempo, estamos reconstruindo uma equipe. Era muito importante que vencêssemos, não importasse a forma. Não podemos nos esquecer do que vinha acontecendo, vínhamos de quatro resultados negativos nas eliminatórias", disse ele na entrevista coletiva.
Além disso, o técnico da seleção ainda pediu paciência dos torcedores. Ao apito final, parte da torcida que lotou o estádio Couto Pereira entoou vaias ao time. Dorival Júnior minimizou e pediu calma, dizendo que a seleção está em momento de recuperação.
"Temos que aprender esses processos demandam tempo, paciência, que não temos no nosso país. Volto a afirmar ao torcedor brasileiro: tenham um pouquinho de calma. Vamos recuperar primeiro a confiança da seleção brasileira, temos jogadores que jogam nos maiores clubes europeus e esses jogadores, daqui a dois anos, seremos uma seleção muito equilibrada, agressiva como todo torcedor quer e transmitindo uma confiança ainda maior", completou.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Ausência de Pedro e retorno de Neymar
Sobre o estilo de jogo, Dorival Júnior aprovou o desenvolvimento da equipe. O treinador reconheceu que gosta de atuar com um atacante na referência, mas elogiou a atuação de Rodrygo como falso 9.
"Nós tínhamos a intenção de trabalhar com um homem mais fixo. Infelizmente, com a lesão do Pedro, mudamos de ideia e voltamos a ter uma formação que jogamos contra a seleção inglesa e espanhola, sem homem de referência. Isso pra mim dificulta um pouco, eu reconheço", avaliou.
"Fizemos um bom primeiro tempo, buscamos o resultado, criamos. E, contra uma equipe competente, não fomos atacados. Atacamos bastante a última linha adversária, fizemos movimentos combinados, tivemos uma boa aproximação. O Rodrygo estava tendo um espaço interessante e se projetava, saía de maneira inteligente. Faltou um detalhe ou outro, acreditar mais nessas aproximações. Isso demanda tempo, trabalho.
Com a vitória, o Brasil assumiu a quarta colocação das Eliminatórias, com 10 pontos. A Argentina, na liderança, tem 18 pontos. Uruguai, com 14 pontos, e Colômbia, 13, completam o grupo dos quatro primeiros.
A seleção brasileira fica em Curitiba até a próxima segunda-feira (9), quando embarca para Assunção. Na terça (10), às 21h30, o Brasil encara o Paraguai no estádio Defensores del Chaco pela oitava rodada.