Com gol do estreante Igor Jesus, Brasil vence o Chile e sobe na classificação
Com gols do estreante Igor Jesus e de Luiz Henrique, o Brasil voltou a vencer nas Eliminatórias ao superar o vice-lanterna Chile por 2 a 1, nesta quinta-feira (10), no Estádio Nacional, em Santigo, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O gol chileno foi de Vargas, logo no primeiro minuto.
A vitória foi na raça. A equipe de Dorival Júnior se complicou com o gol sofrido, não fez uma grande apresentação, mas contou com as estrelas dos jogadores do Botafogo para a virada. O treinador agora tem 11 partidas no comando, com cinco vitórias, cinco empates e uma derrota.
- O Brasil subiu para a quarta posição, com 13 pontos. O Chile é o nono colocado, com cinco pontos.
- O Brasil volta a campo contra o Peru na terça-feira (15), às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília.
O Brasil começou a partida desligado e sofreu um baque logo no primeiro minuto. Depois de cruzamento da direita, Vargas superou Danilo e cabeceou encobrindo o goleiro Éderson. Após o gol, a seleção passou a trocar mais passes e a pressionar o Chile no campo ofensivo. No entanto, fez o goleiro Córtes trabalhar pouco.
A equipe de Dorival novamente não correspondeu às expectativas da torcida. Mas, aos 45 minutos, após boa jogada de Savinho, o estreante Igor Jesus, ex-Coritiba e do Botafogo, superou a zaga e empatou também de cabeça, 1 a 1.
Na etapa final, Bruno Guimarães e Gerson entraram nos lugares de André e Paquetá, que não fizeram um bom primeiro tempo. O Brasil passou a controlar mais o meio de campo e construiu mais opções com boas trocas de passes.
Raphinha teve um gol anulado por impedimento. Rodrygo pediu um pênalti não marcado pela arbitragem. Mas foi novamente na reta final que a seleção brasileira chegou à vitória. Luiz Henrique, que havia entrado no lugar de Savinho, recebeu na entrada da área, limpou a marcação e bateu para o gol, 2 a 1. O desempenho da seleção não foi dos melhores, mas o resultado veio.
Confira fotos da partida
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
FICHA TÉCNICA
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 - Série B 2024
9ª rodada – 10/10/2024
Chile 1 x 2 Brasil
Chile: Cortés; Loyola, Kuscevic, Maripán e Galdames (Morales); Valdés (Tapia), Pavez (Alarcón) e Echeverría; Darío Osorio, Dávila (Cepeta) e Vargas (Palacios).
Técnico: Ricardo Gareca.
Brasil: Éderson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); André (Bruno Guimarães), Lucas Paquetá (Gerson) e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Rodrygo e Igor Jesus (Endrick).
Técnico: Dorival Júnior.
Local: Estádio Nacional, em Santigo, no Chile.
Gols: Vargas, aos 1/1ºT (CHI); Igor Jesus, aos 45/1ºT, e Luiz Henrique, aos 44/2ºT (BRA).
Cartões amarelos: Galdames (CHI); Paquetá e Danilo (BRA).
Árbitro: Dario Herrera (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailosky e Gabriel Chade (ARG).
VAR: Héctor Paletta (ARG).