Com pênalti perdido de Vini Jr, Brasil empata com a Venezuela pelas Eliminatórias
Com pênalti perdido de Vini Jr, o Brasil só empatou com a Venezuela por 1 a 1, nesta quinta-feira (14), no Estádio Olímpico de Maturín, na Venezuela, pela 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Raphinha abriu o placar com uma golaço de falta, no primeiro tempo, mas viu os venezuelanos empatarem com Segovia, no primeiro lance do segundo tempo.
A seleção brasileira não marcava um gol de falta nas Eliminatórias há 19 anos. O último gol era de Roberto Carlos na vitória por 3 a 0 sobre a própria Venezuela, no Pará, no dia 12 de outubro de 2005. A seleção vinotinto, por sua vez, vem de três empates em casa contra Uruguai, Argentina e agora Brasil.
- O Brasil subiu uma posição e agora ocupa a terceira posição, com 17 pontos, mas pode ser ultrapassado. A Venezuela é a sétima colocada, com 12 pontos.
- O Brasil volta a campo contra o Uruguai na terça-feira (19), às 21h45, em Salvador. A Venezuela pega o Chile no mesmo dia, às 21h, fora de casa.
O Brasil fez um bom primeiro tempo. Com mais posse de bola e triangulações, a seleção chegou com perigo algumas vezes ao gol de Romo. Vini Jr acertou a trave. Gerson e Igor Jesus pararam em defesas do goleiro, por exemplo.
A Venezuela, por sua vez, chegou ao ataque após erros da defesa do Brasil. Éderson errou duas vezes na saída de bola, mas conseguiu evitar o gol adversário. Raphinha, que assumiu a camisa 10 nesta Data Fifa, decidiu para a seleção em bola parada. Aos 42 minutos, o atacante do Barcelona, que vive grande fase, cobrou falta com perfeição para a abrir o placar, 1 a 0.
Logo na volta do intervalo, a vantagem brasileira acabou. Antes do primeiro minuto, após ótima jogada pela esquerda, Segovia, que havia entrada no intervalo, acertou um chutaço de fora da área para empatar, 1 a 1.
Momentos depois, Vini Jr sofreu pênalti e foi para a a cobrança. O atacante do Real Madrid, no entanto, bateu mal e viu o goleiro Romo defender. O atacante ainda errou o rebote. O Brasil teve, novamente, mais posse de bola e tentou em jogadas construídas, individuais e bolas paradas, mas sem sucesso.
O clima esquentou nos minutos finais depois que Alexander González deixou uma mão no rosto de Gabriel Martinelli e depois em Vini Jr. O árbitro mostrou vermelho direto para o venezuelano. Nos acréscimos, a irrigação do gramado foi ligada para atrapalhar a reta final de partida. A Venezuela comemorou o empate, enquanto o Brasil saiu revoltado.
Confira os gols da partida
FICHA TÉCNICA
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 - Série B 2024
11ª rodada – 14/11/2024
Venezuela 1 x 1 Brasil
Venezuela: Romo; Aramburu, Rubén Ramírez, Wilker Ángel e Miguel Navarro; Herrera (Cásseres), José Martínez (Rincón) e Savarino; Eduard Bello (Alexander González), Rondón (Cádiz) e Jhon Murillo (Segovia).
Técnico: Fernando Batista.
Brasil: Éderson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Estêvão); Bruno Guimarães (Gabriel Martinelli), Gerson e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Vini Jr e Igor Jesus (Paquetá).
Técnico: Dorival Júnior.
Local: Estádio Olímpico de Maturín, em Maturín.
Gols: Raphinha, aos 42/1ºT (BRA); Segovia, aos 1/2ºT (VEN).
Cartões amarelos: Romo, Murillo (VEN); Vanderson (BRA).
Árbitro: Andrés Rojas (COL).
Assistentes: David Fuentes (COL) e Miguel Roldan (COL).
VAR: John Perdomo (COL).