Cantos do Coritiba, "Fora Lula" e Júlia Soares: bastidores da vitória do Brasil no Couto
Se a morna vitória do Brasil contra o Equador, nesta sexta-feira (6), por 1 a 0, no Couto Pereira, não teve grandes emoções, o clima do jogo foi agitado nos bastidores pela torcida do Coritiba, a presença da medalhista olímpica Júlia Soares, e até mesmo por manifestações políticas.
De volta à capital paranaense depois de 21 anos, a seleção brasileira movimentou a semana na cidade. Dentro do Couto Pereira, não foi diferente, antes e durante o jogo, brincadeiras entre a torcida e Endrick e pedidos pela entrada de Estêvão marcaram os momentos de interação da torcida curitibana com a amarelinha.
A torcida fez sua parte e foi em peso acompanhar o Brasil. O público marcou o recorde do Couto Pereira na temporada, com 36.914 torcedores presentes. No entanto, o péssimo desempenho no segundo tempo rendeu vaias no fim do jogo.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Júlia Soares deu volta olímpica no Couto
No intervalo do jogo, a medalhista olímpica Júlia Soares foi homenageada no estádio do time do coração. A curitibana deu uma volta pelo campo, junto com o mascote da seleção, o Canarinho Pistola.
Ovacionada pelas mais de 36 mil pessoas, Júlia deu piruetas ao redor do Couto Pereira e arrancou gritos de quem acompanhou a conquista do bronze nos Jogos Olímpicos de Paris.
Dentro de campo, foi Vini Júnior quem mais foi celebrado com a bola no pé. Mesmo sem marcar, cada toque na bola do atacante do Real Madrid era comemorado pela torcida. Seu colega de clube, Rodrygo, também levantou os torcedores com o único gol aos 29 minutos do primeiro tempo.
Arquibancada protestou contra Lula
A torcida não fez só festa durante o jogo da seleção brasileira. Aproveitando o momento de visibilidade na televisão aberta, alguns torcedores protestaram contra o presidente Lula.
"Fora Lula", "seu lugar é na prisão" e alguns xingamentos foram gritados pela arquibancada, principalmente pelo setor das sociais, uma das partes do estádio que teve os ingressos mais caros, saindo por R$ 600 reais.
Em um segundo momento, a torcida Movimento Verde e Amarelo puxou novamente o coro contra o presidente, que foi acompanhado pelo restante das sociais.
Torcida brincou com Endrick e pediu Estêvão
A interação entre a torcida curitibana e a seleção brasileira também marcou a vitória. Ainda no aquecimento, torcedores gritaram "Bobby Charlton" em direção ao atacante Endrick. O nome do futebolista inglês, que atuou nos anos 1960, acabou virando meme depois que o atacante de 18 anos o colocou como um dos cinco melhores jogadores.
As crianças também entraram na brincadeira, Gustavo e Vitor fizeram um cartaz com a frase "hoje tem gol do Bobby Charlton".
"A gente viu o meme e resolvou fazer o cartaz. Vai que aparece na televisão", disse Gustavo. "Hoje vai ter gol do Endrick, mais conhecido como Bobby Charlton", brincou Vitor. Os meninos, no entanto, não levaram sorte, já que Endrick não saiu do banco no Couto.
No segundo tempo, a torcida resolveu pedir a presença de Estêvão para Dorival Júnior e gritou o nome do atacante do Palmeiras. O técnico atendeu ao chamado e a arquibancada comemorou, mesmo assim, o atacante pouco conseguiu fazer em campo.
Pré-jogo foi animado e Couto teve cantos do Coritiba
Duas horas antes de o jogo começar, boa parte da casa do Coritiba já estava ocupada. O segundo anel foi o primeiro a ficar lotado pelos adiantados, enquanto os mais pontuais tiveram que disputar uma visão privilegiada por um lugar no primeiro ou terceiro andar.
Com a maioria composta por torcedores do Coxa, alguns cantos alviverdes foram puxados nas sociais, como "Verdão ê ô" e ataques ao rival Athletico. “Hoje a seleção desencanta. No melhor estádio do Paraná, a seleção vai fazer o melhor jogo do ano", disse Pedro Araújo, torcedor do Coritiba de 25 anos.
Além disso, o volante Bruno Guimarães, ídolo do Furacão, foi vaiado pelos torcedores do Alviverde. O meio-campista reagiu às críticas.