Drama sem fim? Torcedores do Paraná invadem o gramado em mais um rebaixamento
Dezenas de torcedores do Paraná invadiram o gramado da Vila Capanema neste sábado (26), na partida que decretou o rebaixamento do Tricolor no Campeonato Paranaense.
O União vencia por 3 a 1, placar que colocaria a equipe paranista na segunda divisão estadual, quando o jogo foi paralisado próximo dos 40 minutos do segundo tempo. Torcedores pularam os alambrados, abriram portões e partiram para cima dos jogadores, causando uma briga generalizada. Muitos objetos foram arremessados no campo.
Policiais militares, então, entraram no gramado para conter os invasores e usaram bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha para acalmar os ânimos. O jogo foi oficialmente encerrado com o placar de 3 a 1 e o rebaixamento do Paraná, em um drama que parece não ter fim.
Drama sem fim
É o quarto rebaixamento seguido do clube desde 2018, quando o time disputou a Série A pela última vez. Desde então, com um processo de sucateamento interno, falta de profissionalismo e dívidas sufocantes, o clube que nasceu gigante entrou em uma espiral de apequenamento que chegou ao fundo do poço em um sábado de Carnaval. Caso não consiga a classificação à Série C ainda neste ano, o Paraná ficará sem calendário nacional em 2023.
A campanha no Paranaense é reflexo de um clube em frangalhos. Foram apenas quatro pontos somados – somente 13,3% de aproveitamento. O revés para o União, o oitavo em dez partidas, combinado com a vitória do Rio Branco sobre o Londrina, em jogo simultâneo, enterrou qualquer chance de o Tricolor evitar a queda na rodada final.
Tricolor sem reação
Encarando o duelo como crucial para sua sobrevivência, o Tricolor até dominou os primeiros minutos, criando algumas chances para abrir o placar. O recuado União, contudo, foi quem marcou, com Patrick Data, em jogada de contra-ataque.
No segundo tempo, em outro contragolpe, Sato aumentou o placar. Desorganizado, o Tricolor até diminuiu com Gabriel Correia aos 18 minutos, mas Wellisson matou o jogo com um golaço em cobrança de falta aos 34.
Com o iminente rebaixamento, o clima esquentou e torcedores invadiram o campo, deixando ainda mais pesado o clima no histórico Estádio Durival Britto e Silva.
Agora, o Paraná tem até terça-feira (1), para juntar os cacos e enfrentar o Pouso Alegre, fora de casa, pela primeira rodada da Copa do Brasil.
Ficha Técnica
Paraná 1 x 3 União
Paraná
Lucas Wingert (Murillo Lopes); André Krobel, Rodolfo, Rayne e Juninho; Moisés Gaúcho, Vinícius Kiss (Pablo Thomaz) e Castanha (Gabriel Correia) (Kazu); Romário Simões, Iacovelli (Douglas Araújo) e Tadeu.
Técnico: Rodrigo Cascca.
União
Flay; Tibagi, Gustavo Chapecó, Márcio Júnior e Biro Biro; Giba, Sato, Nelsinho e Patrick Data (Diego Paulista); Luccas Barreto e Wellisson.
Técnico: Rafael Andrade.
Estádio: Vila Capanema.
Gols: Patrick Data (UNI) 40/1º e Sato (UNI), aos 10/2º, Gabriel Correia (PRC), aos 18/2º, Wellisson (UNI), aos 34/2º.
Amarelos: Castanha (PRC).
Público: 2.109 (total).
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima.