Taça FPF: Por que o Paraná aposta na volta da competição?
Com apenas a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense no calendário da temporada de 2023, o Paraná Clube tem articulado com alguns clubes o possível retorno da Taça FPF, que não é disputada desde 2019.
Mas, afinal, qual a importância da competição para o Tricolor? Quando vinha sendo disputada, a Taça FPF concedia ao seu campeão uma vaga na Série D do ano seguinte. Com isso, o Paraná poderia ter um caminho mais curto para retornar ao calendário nacional.
De acordo com o vice-presidente do clube, Aílton Barboza, o possível retorno do campeonato ainda está em fase inicial. "Estamos conversando primeiro com as equipes interessadas na competição. A federação quer ter esta certeza do interesse das equipes e um possível patrocínio", disse o dirigente ao UmDois Esportes.
A reportagem entrou em contato com o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, que afirmou que não foi procurado pelos clubes sobre o retorno da competição.
Até o momento, apenas o Foz do Iguaçu aceitou participar da Taça FPF em 2023. "As demais equipes ainda estão avaliando, pois receiam o custo da competição, com logística sem o auxílio da federação", completou o vice-presidente do Paraná.
Na última edição da Taça FPF, apenas cinco clubes disputaram a competição. Na ocasião, o Nacional, de Rolândia, foi o campeão e ganhou a oportunidade de disputar a Série D de 2020.