Morre Rubens Minelli, primeiro técnico da história do Paraná Clube
O ex-treinador Rubens Minelli morreu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos. A causa da morte não foi divulgada. Minelli fez história no futebol paranaense e brasileiro, conquistou o pentacampeonato estadual do Paraná Clube, em 1997, e alcançou quatro títulos brasileiros com Palmeiras, Internacional e São Paulo.
Ele chegou na capital paranaense em 1990, sendo o primeiro técnico da história do Paraná. Foram três passagens pelo Tricolor. Logo na primeira, conquistou uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro de 1991. Nas passagens seguintes, em 1994 e 1997, conquistou os títulos do Paranaense, sendo peça fundamental para o pentacampeonato estadual.
Além dos grandes feitos no Tricolor, também passou pelo Coritiba, em 1997, e foi dirigente do Athletico, em 1998.
"Ele é um dos maiores treinadores da história do Paraná. Marcou a história, foi pentacampeão em 1997. Quando ele vem para o Paraná, ele já era um dos treinadores mais consagrados do futebol brasileiro, foi uma contratação peso de ouro na época. Acho que na lista de top-3 de todo mundo vai ter o Minelli ali. Para o Paraná foi muito interessante na época porque elevou o nome do clube a um nível nacional", afirma o jornalista Greyson Assunção.
Minelli fez escola e inspirou quem teve o privilégio de atuar ao lado do treinador. E fez história no futebol nacional, entrando para o rol de principais nomes de todos os tempos.
O ex-treinador conquistou o Brasileirão antes da competição ter o nome atual, com o Palmeiras, em 1969. Depois, levantou a taça por três anos seguidos, pelo Internacional, em 1975 e 1976 e, depois pelo São Paulo, em 1977.
Pelo Grêmio, foi campeão da Copa do Brasil, em 1989.
Referência no futebol, ele inovou e mostrou a importância de estudar o esporte em uma época em que isto ainda não era comum no país. Minelli trouxe modelos táticos do exterior e fez parte de uma importante revolução no futebol brasileiro.