Paraná Clube vence o Rio Branco nos pênaltis e é campeão da Segundona
O Paraná Clube é campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Após vencer na ida por 1 a 0, o Tricolor perdeu no tempo normal do Rio Branco por 2 a 1 e ganhou nos pênaltis por 5 a 4, neste sábado (27), no Gigante do Itiberê, em Paranaguá
A equipe paranista saiu atrás com gol de Valdivia, mas empatou com Ítalo já no segundo tempo. Adiel, em lance polêmico, marcou o gol da vitória do Rio Branco no tempo normal. E nos pênaltis, o Paraná acertou as cinco cobranças, enquanto o Leão da Estradinha perdeu uma.
- Paraná Clube conquistou o primeiro título em 12 anos. O último havia sido também na Segundona do Campeonato Paranaense, em 2012.
- Os dois finalistas subiram para a primeira divisão.
- Tricolor encerra a temporada 2024 após o título da segunda divisão do Campeonato Paranaense. O único compromisso paranista em 2025 é a elite do estadual.
Na campanha do título, o Tricolor ganhou as sete partidas como mandante, mas não ganhou nenhuma vez fora de casa. Foram quatro empates e duas derrotas, ambas curiosamente para o Rio Branco.
+ Leia as notícias do Paraná Clube no UmDois
Com a equipe modificada por lesões e até a saída de Bruno Silva, o Paraná Clube encontrou dificuldades e perdeu a vantagem na decisão com 12 minutos de jogo. Saci recebeu, livre de marcação, na ponta direita e tocou rasteiro para o meio da área. Valdivia chutou de primeira e mandou no canto direito, sem chance para o goleiro Sidão.
O Tricolor apareceu com perigo em chute de Lucas Schmidt, que parou na defesa do goleiro Filipe. O Rio Branco respondeu com Saci, que recebeu cruzamento na área, mas pegou mal na bola e mandou para fora. A última chance do primeiro tempo foi de Lucas Batatinha, substituto do lesionado Liliu, que perdeu a chance do empate com a cabeçada para fora.
O time paranista voltou melhor para o segundo tempo e teve a oportunidade logo aos sete minutos. Ítalo chutou cruzado e Filipe espalmou. Do outro lado, Bryam, artilheiro do estadual, também desperdiçou.
O Paraná Clube aproveitou o cansaço do Rio Branco e tomou conta da partida na reta final. Robinho, de frente para o gol, furou de maneira bisonha, mas Ítalo não perdeu a chance e empatou em chute de dentro da área.
Perto dos acréscimos, o time de Paranaguá marcou o gol que levou a final para os pênaltis. Aos 43 minutos, Radeche cruzou na área, Sidão estava com o domínio da bola, mas Adiel empurrou para o fundo da rede. Os jogadores paranistas reclamaram muito de falta no goleiro.
Nos pênaltis, o Paraná Clube acertou as cinco cobranças com Félix Jorge, Lucas Vieira, Guilherme Borges, Fábio Magrão e Robinho. Já o Rio Branco converteu com Vandinho, Gabriel Vidal, Neto e Brinquedo, mas perdeu com Carré.
Confira a galeria de imagens de Rio Branco (4) 2x1 (5) Paraná Clube
Fotos: Eduardo Huszcz/Paraná Clube e Raphael Brauhardt/FPF
FICHA TÉCNICA
Campeonato Paranaense 2024 - Divisão de Acesso
Final (volta) – 27/07/2024
Rio Branco (4) 2x1 (5) Paraná Clube
Rio Branco: Filipe; Radeche, Gabriel Vidal, Neto e Biro; Ferreira (Carré), Elvis (Gabriel) e Valdivia (Vandinho); Saci (Brinquedo), Bryam e Caio Vieira (Adiel). Técnico: Fahel Junior.
Paraná Clube: Sidão, Kauan, Igor Bosel e Félix Jorge; Lucas Schmidt, Guilherme Borges, Alex Nemetz (Robinho), Hiago (Jonathan Schutz) e Ítalo; Cristiano (Lucas Vieira) e Liliu (Lucas Batatinha) (Fábio Magrão). Técnico: Tcheco.
Local: Gigante do Itiberê (Paranaguá-PR)
Gols: Valdivia (RBR), aos 12' do primeiro tempo, Ítalo (PRC), aos 33' do segundo tempo, e Adiel (RBR), aos 43' do segundo tempo
Cartões amarelos: Lucas Schmidt, Igor Bosel, Tcheco, Zé Luiz Fonseca - auxiliar e Cristiano (PRC); Fahel Junior e Bryam (RBR)
Cartões vermelhos: Ferreira e Newiton (RBR).
Público: 9.034 pagantes/9.671 presentes
Renda: R$ 349.600,00
Árbitro: André Ricardo Martins
Assistentes: Leandro Polli Glugoski e Andrey Luiz de Freitas
* Pedro Melo, especial para o UmDois Esportes