Vexame histórico

Retrospectiva 2023: Sem calendário nacional, Paraná fracassou dentro e fora de campo

Por
UmDois Esportes
30/12/2023 17:45 - Atualizado: 30/12/2023 17:44
Jogadores do Paraná Clube lamentam eliminação na Divisão de Acesso.
Jogadores do Paraná Clube lamentam eliminação na Divisão de Acesso. | Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

O Paraná Clube entrou na temporada de 2023 ciente de que seria um dos anos mais complicados da sua história. Sem calendário nacional, já que não havia conseguido a classificação para a Série C e havia sido rebaixado no Paranaense, o Tricolor ainda teria que conviver com a disputa da Divisão de Acesso sem o apoio do seu torcedor.

Com o rebaixamento no estadual anterior, torcedores invadiram o gramado da Vila Capanema e o clube acabou sendo punido com a disputa das partidas com os portões fechados no Estádio Durival Britto.

Aposta em um novo comando e uma velha parceria

Para o início da temporada, o Paraná largou com um novo técnico. E o nome de Marcão agradou à torcida quando anunciado. O treinador, que havia feito um bom trabalho com o São Joseense, foi confirmado para a reconstrução do Tricolor dentro de campo.

Já nos bastidores, a diretoria paranista se aliou a um parceiro que não trouxe resultados no passado. O empresário Marcos Amaral, dono da Amaral Sports, atuou como "homem-forte" do departamento de futebol paranista.

Marcos Amaral.
Marcos Amaral.

Principal reforço não conseguiu repetir boas atuações

No elenco, a grande notícia para o torcedor paranista foi a renovação de contrato com o experiente goleiro Felipe. Destaque da equipe na disputa da Série D de 2022, o arqueiro estendeu o seu vínculo e foi emprestado no início do ano, já que o Paraná só jogaria em abril.

Porém, Felipe conviveu com lesões quando estava emprestado ao Capital-DF e acabou nem atuando pelo clube candango. De volta ao Paraná, Felipe jogou no "sacrifício" e não conseguiu repetir as boas atuações do ano anterior.

O maior vexame da história do Paraná Clube?

No papel, o Paraná largava na disputa da Divisão de Acesso como o principal clube da competição. Mas, na prática a história foi outra.

Após ter largado com vitória sobre o Toledo, o Tricolor reencontrou a sua torcida no jogo contra o Andraus, que possuía o mando de campo do duelo. O caso chegou a ser denunciado no TDJ-PR por conta da "inversão de mando". Os clubes acabaram sendo punidos com multa de R$ 50 mil.

Dentro de campo, o Paraná abriu dois gols e acabou tomando o empate, frustrando a torcida paranista. O mesmo panorama ocorreu no jogo seguinte, frente ao PSTC. O Paraná abriu vantagem de dois tentos e, mesmo com um jogador a mais, sofreu o empate.

O jejum de vitórias do Tricolor seguiu contra o Grêmio Maringá (1 a 1), Apucarana (1 a 0), resultados que culminaram na demissão do técnico Marcão. O time também não bateu o Laranja Mecânica (1 a 1), quando já era comandado pelo técnico Fahel Júnior.

A reabilitação só veio na sétima rodada, com a vitória fora de casa sobre o Iguaçu. Na penúltima rodada, o Paraná venceu o rebaixado Araucária por 3 a 0 e foi para o tudo ou nada na despedida da Série Prata.

Mas a última rodada ganhou contornos de filme de terror para o torcedor. Diante do já classificado Patriotas, o Tricolor vinha vencendo e garantindo a classificação até o último minuto. Porém, tomou o empate e acabou eliminado da competição. Um banho de água fria nos planos do clube.

No dia seguinte, a diretoria se pronunciou sobre a eliminação em um vídeo gravado e divulgado nas mídias sociais do clube. Liderado pelo presidente Rubens Ferreira e Silva, o Rubão, o Conselho Gestor pediu desculpas à torcida, exaltou o empresário Marcos Amaral e descartou uma renúncia que vinha sendo pedida pelos torcedores.

A esperança tem nome: SAF

Vila Capanema.
Vila Capanema.

Para 2024, o torcedor do Paraná espera que o clube possa se reconstruir e garantir o retorno à elite do futebol paranaense. E a esperança tem nome na Vila Capanema: a SAF. O clube está muito próximo de um acerto para a venda de 90% de suas ações para um grupo de investidores, liderado pela Carpa Family Office.

Na proposta, o grupo até tentou incorporar um outro clube para "pular etapas" e disputar a primeira divisão estadual, a Copa do Brasil e a Série D em 2024, mas não houve acordo e o Paraná só terá mesmo a Divisão de Acesso pela frente no ano que vem.

A transformação para a Sociedade Anônima do Futebol garantiria R$ 430 milhões de investimentos ao Tricolor ao longo de dez anos. A venda do clube já foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Tricolor e também pelo juízo da Recuperação Judicial, que homologou a venda no último dia 12 de dezembro.

É a esperança de reconstrução do clube que nasceu gigante, mas que perdeu relevância no cenário nacional após administrações desastradas e incompetentes.

Veja também:
Série B: Veja os times que conquistaram o acesso e os rebaixados
Série B: Veja os times que conquistaram o acesso e os rebaixados
Drama no final: Athletico possui marca amarga no Brasileirão
Drama no final: Athletico possui marca amarga no Brasileirão
Por que o sentimento de perda nesse empate do Athletico, em Salvador?
Por que o sentimento de perda nesse empate do Athletico, em Salvador?
Contrastes da dupla Atletiba e decepções generalizadas no futebol brasileiro
Contrastes da dupla Atletiba e decepções generalizadas no futebol brasileiro

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Paraná Clube
FPF divulga tabela do Paranaense 2025 com clássico na abertura; veja os jogos
Campeonato Paranaense

FPF divulga tabela do Paranaense 2025 com clássico na abertura; veja os jogos

Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Paranaense 2025

Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025

Paraná Clube anuncia reforço revelado por gigante brasileiro
Estadual

Paraná Clube anuncia reforço revelado por gigante brasileiro

Tudo Sobre

Retrospectiva 2023: Sem calendário nacional, Para...