Em menos de um mês, torcida do Paraná doa quase R$ 90 mil em ações ao clube
Em menos de um mês, a torcida do Paraná já doou quase R$ 90 mil em ações internas ao clube durante o Campeonato Paranaense. Com a crise financeira e a Vila Capanema vazia por conta da pandemia, o Tricolor e seus torcedores têm feito campanhas para juntar valores neste período sem receitas.
A primeira iniciativa aconteceu no duelo diante do Maringá, pela terceira rodada, na Vila Capanema. O Paraná já vinha fazendo as transmissões das partidas por meio da TV PRC, no YouTube, e neste confronto abriu um QRCode para contribuições via PIX. Foram 320 doações, que renderam R$ 7.067,69.
Depois, veio o clássico com o Coritiba. Desta vez, o clube criou os "ingressos virtuais" no valor de R$ 10. Foram mais 751 ingressos comprados, que deram um lucro de R$ 7.510. Diante do Athletico, na quinta rodada, e do Rio Branco, pela oitava rodada, novas contribuições pelo PIX que, juntas, somaram mais R$ 6.206,87 aos cofres.
Por fim, diante do Operário, pela última rodada da primeira fase, o Paraná recebeu mais R$ 3.073,77 em doações via transmissão da partida. O Tricolor fez outra ação de ingressos virtuais diante do Azuriz, fora de casa, mas não prestou contas deste jogo. Só com essas doações, em cinco partidas, foram um total de R$ 23.858,33 arrecadados.
Ações organizadas por grupos de torcedores e pela Fúria Independente
Depois que uma foto do gramado do CT Ninho da Galha chamou a atenção por conta da grama alta e conselheiros pediram ajuda, grupos de torcedores e a Fúria Independente, principal torcida organizada do clube, criaram uma vaquinha para juntar R$ 10 mil e pagar despesas dos gramados do local e da Vila Capanema. Em menos de uma semana e com a ajuda do ex-jogador Thiago Neves, o valor atingido foi R$ 10.498,60.
A segunda ação veio com a campanha criada também pela torcida organizada, chamada "Jogando Junto". Depois que o Paraná perdeu o patrocinador principal, a ideia era que os torcedores tivessem seus nomes nas 23 camisas que seriam usadas no jogo contra o Athletico, cada um pagaria R$ 1.200 e receberia a camisa utilizada como prêmio. A meta foi alcançada em um dia, com arrecadação total de R$ 27.600.
A ideia deu tão certo que o clube, desta vez, incorporou a campanha com o nome "Camisa 12" para o jogo contra o Operário. Foram 22 camisas patrocinadas para um valor total de R$ 26.400 - uma camisa foi destinada para uma homenagem ao Barbosinha, figura histórica do clube. Somando todas as ações desde o dia 21 de maio, com a partida contra o Maringá, foram um total de R$ 88.356,93 doados pela torcida.
O clube abriu novamente a ação dos patrocínios físicos na camisas para o jogo contra o Furacão, pelas quartas de final, ainda com data indefinida. Ou seja, os valores podem ser maiores. Ainda há camisas vagas para este jogo. Vale lembrar também que, a pedido do Paraná, os valores doados não terão a retenção do Ato Trabalhista depois de uma decisão da Justiça.