Com 60% de risco de queda, Paraná tem reta final complicada; Veja análise
Em 16º lugar na tabela da Série B, o Paraná Clube só não está na zona de rebaixamento pelo número de vitórias. Com os mesmos 32 pontos de Figueirense e Náutico, o Tricolor fica na frente por ter vencido oito partidas, contra sete dos adversários.
No entanto, restando apenas mais oito rodadas para o término da competição, a briga vai se afunilando, com os três times, mais o CRB, com 37 pontos, e o Vitória, com 36, sendo os concorrentes para escapar da Série C em 2021.
E por conta da sequência ruim de resultados, a equipe paranista aparece com mais chances de queda, segundo os matemáticos, do que os outros clubes. Segundo o site Infobola, o Paraná tem 59% de chances de queda, contra 57% do Figueirense, 47% do Náutico, 21% do Vitória e 9% do CRB.
+ Confira a classificação completa da Série B!
A matemática a ser feita é simples. Para chegar aos 45 pontos, o chamado número mágico, o Tricolor terá que vencer quatro e empatar um dos oito duelos que restam. Ou seja, o aproveitamento teria que saltar dos 36% atuais para 54%, que é exatamente o número do Juventude, o quarto colocado. No caminho, três times que atualmente estão na zona de rebaixamento, quatro que brigam pelo acesso e o Cruzeiro, que, está no meio da tabela.
Para poder alcançar estes números, o UmDois Esportes projetou os próximos confrontos do time paranista e quais as chances de somar pontos em cada um deles.
Confira os próximos adversários do Paraná contra o rebaixamento e o que esperar dos duelos:
31ª rodada - Chapecoense (fora) - O que vier é lucro
Líder da Série B, a Chape precisa de mais três vitórias para garantir o acesso. Jogando na Arena Condá, a equipe perdeu uma única vez, sofrendo só quatro gols em 14 jogos. Por isso, o Paraná vai a campo como franco azarão.
32ª rodada - Botafogo-SP (casa) - Tem que ganhar
O Botafogo-SP é o vice-lanterna da competição, com apenas 25 pontos somados e com muitas dificuldades para reagir na tabela. O Tricolor não pode pensar em outro resultado que não os três pontos.
33ª rodada - Náutico (fora) - Tem que ganhar
Um confronto direto. Por mais que seja nos Aflitos a partida, o Paraná não pode se dar ao luxo nem de empatar, uma vez que pode chegar lá atrás do adversário na tabela. Se quiser permanecer na Série B, a equipe de Gilmar Dal Pozzo tem que ir a campo pensando na vitória.
34ª rodada - CSA (casa) - Empate está bom
O CSA ainda sonha com o acesso. Está apenas cinco pontos atrás do G4 e vem em franca reação. Mesmo jogando na Vila Capanema, somar um ponto contra um time do pelotão de cima é bem-vindo.
35ª rodada - Sampaio Corrêa (fora) - O que vier é lucro
Outro confronto contra um time que sonha com a vaga na Série A. o Sampaio Corrêa chegou a figurar no G4 e atualmente está em quinto. Ainda está na luta, então qualquer ponto conquistado no Maranhão será muito comemorado.
36ª rodada - Cuiabá (casa) - O que vier é lucro
Atual terceiro colocado, o Cuiabá é mais um que está perto da primeira divisão do Brasileirão. O que pode ajudar o Paraná neste duelo é que o adversário pode chegar nesta rodada já com o acesso garantido. Caso contrário, terá que se virar para somar mais pontos.
37ª rodada - Oeste (fora) - Tem que ganhar
O Oeste já está virtualmente rebaixado. Por isso, o Paraná tem que colocar na conta três pontos neste jogo. Qualquer tropeço pode ser perigoso, ainda mais por ser na penúltima rodada
38ª rodada - Cruzeiro (casa) - Tem que ganhar
Apesar da crescente na Série B, as chances de o Cruzeiro chegar á última rodada apenas cumprindo tabela são grandes. Ou seja, oportunidade ideal para o Paraná encerrar a Série B com uma vitória, que pode ser o resultado que garanta o time fora da zona do rebaixamento.