Análise

Paraná sofre a quarta derrota em cinco jogos e aumenta crise

Por
Marinna Prota, especial para o UmDois Esportes
06/02/2022 00:15 - Atualizado: 04/10/2023 16:59
Jorge Ferreira lamenta nova derrota do Tricolor
Jorge Ferreira lamenta nova derrota do Tricolor | Foto: Atila Alberti/UmDois Esportes

Na Vila Capanema, o Paraná Clube perdeu para o Operário, por 3 a 0, neste sábado (5), em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. Em crise, o Tricolor sofreu a sua quarta derrota em cinco jogos na temporada.

Com o resultado, o Paraná entrou na zona de rebaixamento, com apenas três pontos, na vice-lanterna. Após a partida, o presidente Rubens Ferreira Silva comunicou a saída de Jorge Ferreira do comando.

Já o Fantasma segue fazendo uma campanha embalada e atinge a liderança da competição, somando 12 pontos.

Precisando pontuar para se afastar da zona de rebaixamento, o Paraná Clube não soube fazer o dever de casa. Com muita vontade, mas pouco entrosamento e qualidade, o elenco saiu perdendo logo no primeiro tempo em falhas do setor defensivo. Por outro lado, sem criatividade, não teve poder de fogo para revidar, e acabou sofrendo a derrota do novo líder da competição, com um time recheado de ex-atletas tricolores.

+ Veja como foi Paraná x Operário

Na próxima rodada, o Paraná enfrenta o Cascavel, fora de casa, no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, na quarta-feira (9), às 21h30.

Dejavú

O Paraná tentava utilizar o fator casa como forma de impor seu ritmo de jogo, mas, com a boa fase do adversário, a solução foi fortalecer a defesa. Só que foi justamente neste setor que o problema aconteceu. Paranhos chegou tarde fez a carga em cima de Thomaz dentro da área. Na cobrança de pênalti, Paulo Sérgio converteu com um chute no canto baixo de Gabriel Leite e colocou o Operário na frente.

Na tentativa de se voluntariar e fazer render o jogo, a equipe paranista não conseguiu imprimir o que se esperava dela. Em mais um balde de água fria, o Tricolor reclamou de um lance, em que a bola teria tocado na mão do zagueiro Reniê, mas a arbitragem determinou que a jogada foi lance normal e mandou seguir com o jogo. Com isso, a tranquilidade deixou de ser vista no esquema tático paranista, que se desestabilizou. Sobrou disposição, faltou tranquilidade.

+ Tabela completa do Campeonato Paranaense

Com o dever de reverter o placar negativo e a sequência de derrotas, a expectativa era de marcar um gol assim que possível. Mas a dificuldade era nítida nas tentativas de chute à meta, como quando Castanha arriscou e isolou a bola ao bater sozinho próximo da entrada da grande área aos 31 minutos.

A exemplo da última partida, faltava o passe de qualidade. Com vontade, os atletas tinham pressa e disposição, mas os erros custaram caro. Com um a série de faltas desnecessárias, a equipe da casa deixou o Operário confortável e em posição de ampliar. Com maior volume de jogo, já nos acréscimos, na cobrança de escanteio, Reniê subiu entre três marcadores e de cabeça marcou: Operário 2 a 0.

Sem fator de mudança

Em um cenário de pouca criatividade, apesar do bloco defensivo melhor postado do que na primeira etapa, o Tricolor não conseguia agredir o Operário. Neste ritmo e dificuldade, o técnico Jorge Ferreira já gesticulava na beira do gramado que algo precisava mudar. Se não a postura, que pelo menos o placar. Mas aos 14 minutos, da segunda etapa, a mudança foi a saída do camisa 10, Castanha, que acabou com a cabeça sangrando em um lance de choque com Pimpão.

A oxigenada no elenco surtiu efeito, mas não foi o suficiente para mudar o resultado da partida. Pelo menos não para descontar, e como quem não faz leva, aos 31 minutos, em uma nova cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Thales, de cabeça fez o terceiro do Operário, decretando a derrota paranista.

O Paraná segue em má campanha, e se afunda ainda mais na tabela de classificação. O Operário surfa na boa fase e assume a liderança.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PARANAENSE
5ª rodada
05/02/2022

Paraná 0x3 Operário

Paraná: Gabriel Leite; Luan, Rayne, Franklin; Paranhos (Luís Felipe), Moisés Gaúcho, Vinicius Kiss (Edson Baiano), Gabriel Correia (Ruan) e Juninho; Mikael (Talysson Lalau) e Castanha (Kazu). Técnico: Jorge Ferreira;

Operário: Simão; Lucas Mendes, Thales, Reniê e Fabiano; Giovanni Pavani (Romário), Leandro Vilela (André Lima) e Marcelo (Javier Reina); Thomaz (Giovani Albuquerque), Paulo Sérgio e Rodrigo Pimpão (Arnaldo). Técnico: Ricardo Catalá;

Local: Vila Capanema;
Árbitro: Rodolpho Toski Marques.
Assistentes: João Fábio Machado e Reube dos Reis.
Gols: Paulo Sérgio, aos 24' e Reniê aos 46 do 1°; Thales aos 30' do 2°.
Cartões amarelos: Luan e Paranhos (P); Leandro Vilela e Rodrigo Pimpão (O).

vvvv

Veja também:
Galvão assina com nova emissora e vai narrar Brasileirão em 2025
Galvão assina com nova emissora e vai narrar Brasileirão em 2025
Chacotas, silêncio e desculpas: a despedida melancólica do Coritiba de 2024
Chacotas, silêncio e desculpas: a despedida melancólica do Coritiba de 2024
Diante de pior público do ano, Coritiba encerra Série B com derrota vergonhosa para o Botafogo-SP
Diante de pior público do ano, Coritiba encerra Série B com derrota vergonhosa para o Botafogo-SP
Conor McGregor pode ser preso após condenação por agressão sexual?
Conor McGregor pode ser preso após condenação por agressão sexual?
+ Notícias sobre Paraná Clube
FPF divulga tabela do Paranaense 2025 com clássico na abertura; veja os jogos
Campeonato Paranaense

FPF divulga tabela do Paranaense 2025 com clássico na abertura; veja os jogos

Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Paranaense 2025

Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025

Paraná Clube anuncia reforço revelado por gigante brasileiro
Estadual

Paraná Clube anuncia reforço revelado por gigante brasileiro

Paraná sofre a quarta derrota em cinco jogos e au...