Paraná tem oito meses para “arrumar a casa” para a temporada 2023
Oito meses. Esse é o período total em que o Paraná Clube ficará sem disputar uma competição oficial. Após a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro, o Tricolor só volta a atuar em abril de 2023, data prevista para o início da Divisão de Acesso do Paranaense.
Apesar disso, o torcedor paranista deverá ficar ainda mais tempo sem poder ver o seu time do coração na Vila Capanema. Por conta da invasão ao gramado do Durival Britto, na fatídica partida que marcou o rebaixamento do time no Estadual, o clube foi punido e terá que disputar cinco jogos da competição com portões fechados.
No departamento de futebol, a tendência é que o Paraná renove a parceria com a LA Sports, mesmo com os insucessos ocorridos na atual temporada. A empresa possui vínculo com o clube somente até o fim deste ano.
Enquanto o time profissional não vai a campo, o clube tem apostado forte na parceria com a Sportsprime para as equipes de base. Os times sub-15 e sub-20 seguem na disputa do Campeonato Paranaense, enquanto a equipe de aspirantes está nas quartas de final do Brasileirão.
Paraná aguarda pela volta de outras competições
Com apenas a Divisão de Acesso confirmada no calendário oficial do futebol do Paraná em 2023, o clube ainda aguarda pelo retorno de outras duas competições: a Copa Sul-Minas e a Copa Paraná.
Na última semana, a diretoria paranista se reuniu com a Federação Paranaense de Futebol para tratar dos campeonatos. A entidade, no entanto, teme por conta do calendário estadual para o início da próxima temporada.
O que o Paraná precisa para voltar à Série D?
A eliminação do Tricolor para o Pouso Alegre, há duas semanas, fez com que o Paraná ficasse de fora do calendário nacional na temporada de 2023. Com isso, o clube, nas "melhores situações", só retornaria à Série D em 2025.
Para isso, o Paraná teria que conquistar o acesso à elite do futebol paranaense no ano que vem e conquistasse uma boa colocação no Estadual de 2024.
Outra alternativa, que vem sendo buscada pelo clube nos bastidores, é uma vaga na Série D de 2024 por meio da volta da Copa Paraná, ou Taça FPF, já no ano que vem. A extinta competição concedia um lugar na quarta divisão nacional ao campeão.