Paraná não vence, mas mostra novas armas para brigar contra o rebaixamento
O Paraná chegou à sexta partida sem vencer ao empatar por 1 a 1 com o Ituano neste sábado (21), na Vila Capanema, pela 13ª rodada da Série C. Com isso, o Tricolor permanece na zona de rebaixamento do Grupo B. Como alento ao torcedor, algumas novidades na partida proporcionaram alguma dose de otimismo para a sequência do campeonato.
Em primeiro lugar, o Paraná foi consistente na maior parte do jogo, sem muitas oscilações e sem demonstrar o nervosismo das últimas partidas, naturais em um time que não consegue deixar a ZR. Quem viu os 20 primeiros minutos da partida na Vila Capanema e o segundo tempo sem saber a situação dos dois times na tabela, pode ter ficado com a impressão de que ambos brigam pelo acesso à Série B e não apenas a equipe paulista.
+ Veja a tabela completa da Série C
Para passar essa impressão, o Tricolor usou as mesmas armas do Ituano: velocidade e transições rápidas, principalmente com as investidas de Alex Murici e Eberê e conclusões perigosas de Reis.
O gol do Galo de Itu saiu exatamente no momento em que o Tricolor perdeu o ímpeto inicial, em lance em que Gérson Magrão aproveitou o próprio rebote após Bruno Grassi defender uma cabeçada. Foi então que veio outra mudança em relação a jogos anteriores: o Paraná teve poder de reação e chegou ao empate ainda no primeiro tempo, com Moisés Gaúcho.
Foi superior na segunda etapa, não a ponto de sufocar o Ituano, e foi mais ameaçado nos minutos finais, quando a proposta de apostar na velocidade foi comprometida pela limitação técnica e pelo cansaço. Nos acréscimos, Bruno Grassi impediu a derrota ao defender cabeçada venenosa de Bernardo.
A próxima semana será decisiva para o Paraná dentro e fora de campo, com a definição sobre a continuidade da parceria com a FDA Sports e a preparação para o confronto direto contra o São José, em Porto Alegre, no próximo domingo (29). Se vencer os gaúchos, que estão três pontos à frente na tabela, o Tricolor pode deixar a zona de rebaixamento.