Paraná vai encarar rivais com novas SAFs de ex-Coritiba, cantor e pentacampeão
O Paraná Clube estreia na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense no próximo dia 4 de maio. O objetivo do acesso é claro para o Tricolor, mas a missão deve ser ainda mais complicada nesta temporada.
Isso porque três dos dez clubes mudaram de gestões e vão receber investimentos maiores em 2024. O próprio gerente de futebol do clube, Carlos Bonatelli, comentou sobre o assunto na semana passada.
"Estamos acompanhando os outros clubes também, que estão ampliando seus investimentos, melhorando suas estruturas. Vamos ter um campeonato super disputado. Precisamos ter muito respeito e seriedade no trabalho diário e nos jogos. O nível, comparado ao ano passado, será ainda maior. Vai subir a régua", afirmou em entrevista.
Quem são os novos investidores dos adversários do Paraná Clube em 2024?
Nacional, Paranavaí e Foz do Iguaçu são os clubes que são as novas Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) da competição. O adversário da estreia na Vila Capanema, inclusive, é o Nacional. O clube era de Rolândia, mas mudou para a cidade de Campo Mourão.
À frente do clube está o zagueiro Henrique, ex-Coritiba, que também tem Aladim José, como outro presidente e sócio, e o diretor geral Paulo Roberto Brusadim.
Outro clube que ganhou novo dono é o Atlético Clube Paranavaí. A equipe teve parte da sua SAF adquirida pelo cantor sertanejo Gusttavo Lima. O valor da aquisição foi de R$ 3 milhões por 60%.
O objetivo do Paranavaí, que foi campeão da elite em 2007, mas que não joga a primeira divisão desde 2013, é novamente se consolidar no futebol local e se tornar um clube formador de atletas. O duelo contra o Paraná será na nona rodada no Estádio Waldemiro Wagner, em 30 de junho.
"Vocês já sabem que nos últimos tempos, estou tendo uma maior ligação com o ramo dos esportes e estou muito feliz em anunciar a minha entrada na SAF deste time promissor. Chegou a hora da retomada da Elite do futebol brasileiro, vamos usar toda essa estrutura para levar o Paranavaí rumo ao lugar que ele merece", escreveu Gusttavo Lima ao anunciar a compra majoritária do Paranavaí.
Por fim, o Foz do Iguaçu anunciou, no mês passado, uma nova gestão, com novo escudo e novos uniformes. O time da fronteira será comandado pelo ex-zagueiro Edmílson Moraes, campeão da Copa do Mundo pela seleção brasileira em 2002 – ele ficará à frente do clube pelo período de dez anos.
O projeto também terá apoio de outros empresários da cidade. Dono da Ska Brasil, em Santana de Parnaíba, Edmílson tentará repetir o modelo para transformar o time paranaense em referência nas categorias de base.
"Estávamos há três meses negociando essa nova gestão, são novas pessoas, novas ideias. Espero que a gente possa ter sucesso nessa nova parceria", falou o pentacampeão em sua chegada. Foz x Paraná será na quinta rodada, no Estádio ABC, em 2 de junho.