Paraná Clube aposta nas voltas da Copa Sul-Minas e Taça FPF em 2023

Com apenas a Divisão de Acesso do Paranaense confirmada como competição oficial para o Paraná em 2023, o clube aposta nos retornos de outros campeonatos para que tenha um calendário mais longo no ano que vem.
Em entrevista coletiva realizada na última segunda-feira, na Vila Capanema, o presidente do Tricolor, Rubens Ferreira, destacou as negociações com outros clubes para a volta da Copa Sul-Minas logo no início da próxima temporada.
"Estamos trabalhando há mais de dois meses para que a Copa Sul-Minas seja reeditada. Depende de uma aprovação da Federação Paranaense de Futebol", disse Rubão.
Na terça-feira, as diretorias do Paraná e do Coritiba se reuniram com a entidade paranaense para tratar da volta da Copa Sul-Minas. A princípio, o Athletico não tem interesse em participar. Com isso, seria aberta uma vaga, que deve ser ocupada pelo Operário. O Tricolor entraria como um dos membros fundadores do torneio.
Uma reunião entre as federações e a CBF já foi agendada para definir os próximos passos da recriação da Copa Sul-Minas.
Taça FPF também é a esperança do Paraná
Outra alternativa de aumentar o calendário do Paraná para a temporada de 2023 é a volta da Taça FPF, antiga Copa Paraná. Desde o início da pandemia de coronavírus, em 2020, a federação optou por cancelar o torneio.
No regulamento da competição, o campeão tinha uma vaga direta para a Série D, o que poderia antecipar a possibilidade do retorno do Tricolor ao calendário nacional. Com o rebaixamento para a Série B do Paranaense, o Paraná só tem chances de voltar ao Brasileiro a partir de 2025.
"Em outros estados seguem sendo feitas essas competições. A Copa Paulista dá uma vaga à Série D. Na Copa Santa Catarina ganha uma vaga para a Copa do Brasil. Por que os outros estados podem fazer e nós não podemos?", disse o empresário Luiz Alberto de Oliveira, responsável pela LA Sports, empresa parceira do Paraná.