Série A em 2018, sem divisão em 2023: Paraná cai mais um degrau no cenário nacional
O Paraná Clube caiu mais um degrau no cenário nacional. Após disputar a Série A do Brasileirão em 2018, o Tricolor acabou eliminado pelo Pouso Alegre nas quartas de final e não conseguiu o acesso na Série D. Com isso, o clube ficará sem calendário nacional por pelo menos dois anos (2023 e 2024).
+ Pouso Alegre x Paraná Clube: veja a ficha e as fotos da partida
A queda livre do Paraná tem alguns motivos, como gestões amadoras durante vários anos, contratações mal feitas de jogadores e trocas constantes de técnico. Isso tudo provocou centenas de processos trabalhistas e uma grave crise financeira.
O balanço de 2021, por exemplo, mostrou um prejuízo de R$ 6 milhões, fazendo a dívida tricolor chegar aos R$ 147 milhões. A eliminação na Série D e a ausência de competições nacionais, claro, devem representar mais um duro golpe no cofre tricolor.
+ Paraná fica sem calendário nacional por pelo menos dois anos
Para evitar mais este vexame, o Paraná precisava ter superado o Pouso Alegre nas oitavas de final e mais um adversário nas quartas de final. A derrota por 1 a 0 no Manduzão, porém, acabou com o sonho tricolor. Na coletiva pós-jogo, o técnico Omar Feitosa pediu desculpas.
"A gente pede desculpas. A gente tentou o máximo que deu. Desculpa ao torcedor de uma maneira geral. Vamos tentar nos recuperar. O bom é que o futebol sempre te dá uma segunda chance, e o Paraná também vai ter suas próximas chances", falou o comandante tricolor.
+ Confira a tabela completa da Série D do Campeonato Brasileiro
Para voltar ao cenário nacional, o Paraná terá que subir para a primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2023 e terminar entre os primeiros colocados na edição 2024. Assim, o Tricolor conquistará uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.
"O momento do Paraná é de união absoluta. Disputar com dignidade a segunda divisão do Campeonato Paranaense, subir e buscar a Série C o mais rápido possível, com trabalho desde o início, uma montagem de três ou quatro meses (antes da estreia) e um plano de ação", concluiu Omar Feitosa, que não tem a permanência garantida para 2023.
A Divisão de Acesso - a segunda divisão do Estadual - está prevista para começar em abril de 2023. Ou seja, o Paraná ficará, a partir de agora, oito meses sem futebol.