Após o título, quando o Paraná voltará a jogar?
O torcedor do Paraná Clube voltou a comemorar um título com a conquista da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Neste sábado (27), o Tricolor perdeu no tempo normal o jogo de volta da final do estadual para o Rio Branco por 2 a 1, mas ganhou nos pênaltis por 5 a 4.
O momento é de comemoração, mas os torcedores se perguntam: quando o Tricolor vai voltar a jogar novamente?
Paraná Clube tinha apenas torneio no ano
O Paraná Clube tinha no calendário de 2024 somente a disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Ou seja, a vitória nos pênaltis sobre o Rio Branco foi o último jogo paranista na temporada.
Em 2025, o Tricolor também só terá um torneio em todo o ano, mas a diferença é que será a elite do estadual. Ainda não se tem as datas exatas da competição, mas o Paranaense ocorre entre janeiro e começo de abril.
O planejamento da diretoria paranista é iniciar a montagem do elenco em outubro e começar os treinamentos em novembro. O ex-volante Fernando Miguel permanece como coordenador de futebol e será um dos responsáveis por definir os jogadores.
“Outubro nós começamos a definir nosso futuro na Série A. Gostaria de manter a comissão técnica e o Fernando Miguel vai ficar como diretor para avaliar os atletas no mercado e montar um elenco à altura”, explicou o gestor Carlos Werner, em entrevista à Rádio Transamérica.
E quando joga por competição nacional?
O Paraná Clube disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 2018 e viveu uma queda livre desde então. A última vez que jogou uma competição nacional foi em 2022, quando caiu nas oitavas de final da Série D para o Pouso Alegre, de Minas Gerais.
Nos últimos dois anos, o Tricolor jogou apenas a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. E em 2025, joga a elite do estadual com o principal objetivo de voltar para o cenário nacional no ano seguinte.
Para garantir uma vaga na Série D de 2026, o Paraná Clube precisa ser um dos três melhores colocados que não esteja nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Atualmente, esse grupo conta com Athletico, Coritiba, Operário e Londrina. Maringá e Cianorte ainda podem subir para a terceira divisão.
*Pedro Melo, especial para o UmDois Esportes