Paraná Clube: Quem é o articulador da proposta de compra da SAF do Tricolor

O principal articulador das conversas entre Paraná Clube e os investidores que fizeram a inédita proposta para compra da SAF do Tricolor conhece bem o futebol paranaense, aposta forte no futebol de base e é amigo do ex-lateral Marcelo, que fez história no Real Madrid.
Economista de formação, Pedro Weber Braga trouxe única oferta vinculante para que o clube da Vila Capanema torne-se Sociedade Anônima do Futebol. No ano passado, o consórcio de investidores liderado pela Carpa desistiu do negócio.
Veja também
+ Ex-goleiro do Paraná Clube aparece entre os dez melhores do mundo
+ Paraná Clube tem novo técnico para reconstrução
Primeiro presidente do Azuriz, que nasceu com forte investimento na formação de atletas, Weber também trabalhou como CEO do América-RN, entre setembro de 2023 e novembro de 2024.
Durante anos, o carioca foi sócio de uma empresa que administrou a carreira de grandes nomes do futebol. Entre eles Marcelo, de quem se tornou amigo próximo, e do lateral-direito Danilo, ex- Juventus e hoje no Flamengo.
Em fevereiro de 2018, o empresário capitaneou o projeto do Azuriz, de Pato Branco, no Sudoeste do estado. Os resultados rapidamente apareceram dentro e fora de campo. O time do interior paranaense chegou às quartas de final do Estadual em 2021 e alcançou a terceira fase da Copa do Brasil no ano seguinte.
Pedro Weber, ex-presidente do Azuriz, em entrevista ao Alvirrubro Cast, em 2023"Em 2017, a gente começou a enxergar a oportunidade de investir em clubes. Ainda não existia nada de SAF, era muito embrionário e com poucos investimentos privados. Nós começamos o projeto do Azuriz, um clube do zero e com foco na base. A base é um dos grandes diferenciadores e fundamental para um clube chegar à Série A, além da receita comercial e com futebol. A gente fez esse projeto do Azuriz, foi um sucesso e deu super certo".
Saída do Azuriz e novo projeto em clube tradicional
Com a aprovação da Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), os investidores decidiram vender o Azuriz e Pedro Weber saiu do clube. A família Ramos, sócia paranaense, permanece até hoje.
Na sequência, o empresário participou da compra do América-RN, clube tradicional do Nordeste e que hoje está na Série D, por empresários. O time potiguar investiu na formação do elenco no ano passado, mas não subiu de divisão. Weber saiu do projeto em novembro de 2024.
Ligação com Marcelo, ex-lateral da seleção brasileira

Os dois clubes em que Pedro Weber trabalhou têm ligação com o ex-lateral-esquerdo Marcelo. O histórico jogador foi acionista minoritário do Azuriz.
No América-RN, Marcelo é um dos investidores da SAF. O ex-jogador esteve em Natal no final do ano passado e foi recebido pelos torcedores do Mecão.
"A agência de representação do meu irmão foi a agência que cuidou do Marcelo por muito tempo. Aí, no Azuriz, ele já entrou como investidor e saiu com o investidor, vamos dizer assim, na venda. E aí, entrou de novo no América. Então, já tem uma relação de bastante confiança e ele está cada vez mais entusiasmado", explicou Weber, em entrevista ao Estadão, no ano passado.
Valores da proposta de SAF do Paraná Clube
Em entrevista ao podcast Carneiro & Mafuz, do UmDois Esportes, o presidente do Paraná, Ailton Barboza, explicou como deve ser estruturado o investimento da SAF paranista em um período de dez anos. O objetivo, segundo o dirigente, é posicionar o Paraná entre as Séries A e B do Brasileirão.
Os aportes financeiros serão escalonados de acordo com a agenda desportiva do clube, ou seja, com as competições que estará disputando. Neste momento, o Tricolor está na Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.
“Há um investimento mínimo para investir no futebol, nas outras atividades do clube e também na estrutura. Nesta proposta estão bem definidos quais são os investimentos mínimos”, inicia.
Em termos de estrutura, por exemplo, o projeto prevê a construção de um novo centro de treinamentos na subsede social do Boqueirão, em frente à Vila Olímpica.