Com festa no Couto, Paraná Clube vence o Patriotas e volta à elite
O Paraná Clube está de volta à elite do Campeonato Paranaense. Após dois anos na Divisão de Acesso, o Tricolor bateu o Patriotas por 3 a 0 neste domingo (14), pela semifinal, e confirmou o retorno à primeira divisão do Estadual.
O zagueiro Lucão abriu o placar e o atacante Liliu, duas vezes e com direito a um golaço, definiram o duelo. O resultado incendiou as 26.199 pessoas que encararam o frio e a chuva no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
O acesso é a coroação da campanha paranista, que contou com a volta do empresário Carlos Werner e o marketing inédito de 'Choque', que mostrou o clube tentando sobreviver. A torcida, que abraçou a campanha, marcou presença em peso mais uma vez.
+ E agora? Veja quanto tempo o Paraná precisa para chegar à Série A
+ Carlos Werner diz que não sai mais do Paraná e responde sobre SAF
Com o futuro promissor novamente, o Paraná deve estruturar a venda da SAF e mira retornar ao calendário nacional, com a disputa da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro a partir de 2026.
Com a vaga na decisão, o Paraná Clube vai enfrentar o Rio Branco, que bateu o Paranavaí na outra semifinal. Por ter tido a melhor campanha na fase de grupos, o Leão da Estradinha terá a vantagem de decidir o título em Paranaguá. Ou seja, o primeiro jogo acontecerá em Curitiba no próximo fim de semana.
- Com a vitória na semi, o Paraná Clube garantiu vaga na primeira divisão do Estadual em 2025 e na final da Divisão de Acesso.
- A grande decisão pelo título ainda terá data definida pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). A tendência é que o jogo de ida aconteça no próximo domingo (21), às 11h, mas uma alternativa é que o duelo seja disputado no sábado (20), às 16h.
+ Remanescente do fracasso em 2023, atacante vira herói do acesso do Tricolor
+ Tcheco vive redenção com acesso pelo Paraná após dispensa no início de carreira
Torcida lota o Couto e é recompensada
O jogo ficou marcado pelo clima tenso. Apesar da festa e do coro alto, todos no Couto Pereira sabiam que o resultado poderia determinar a forma de sobrevivência do Paraná Clube.
Dentro de campo, além de poucas chances claras das duas equipes, foram muitas disputas entre os jogadores.
Eltinho assustou primeiro em cobrança de falta, mas o Patriotas chegou com perigo em chute de Pedrinho, à direita do gol paranista. Depois disso, o zagueiro Félix Jorge arriscou firme, mas mandou para fora.
Com o campo pesado devido à chuva forte, o gol só saiu na bola parada. Cristiano cobrou escanteio e Lucão se antecipou ao goleiro Matheus Sales. O defensor deu uma casquinha e incendiou a torcida.
Na etapa final, o Patriotas se lançou ao ataque para, pelo menos, levar a decisão para os pênaltis. No entanto, o Paraná Clube foi quem marcou. O atacante Liliu saiu do banco de reservas e acertou um chutaço, de longa distância, para cravar o acesso do Tricolor.
O Patriotas sentiu e ficou distante de qualquer reação. O Tricolor aproveitou, cresceu e teve chances de ampliar. O atacante Cristiano carimbou a trave e Lucas Batatinha exigiu ótima defesa do goleiro Matheus Sales.
No fim, quem brilhou novamente foi Liliu. Em outra jogada de escanteio, o centroavante apareceu no meio dos defensores e escorou para as redes.
+ Mercado da bola do Brasileirão: veja todas as contratações da janela
Veja os melhores momentos de Paraná x Patriotas
Galeria de fotos: veja as fotos de Paraná x Patriotas
FICHA TÉCNICA
Segunda Divisão do Campeonato Paranaense – Semifinal
Jogo da volta – 14/6/2024
Paraná Clube 3 x 0 Patriotas
Paraná Clube: Sidão; Victor Caetano, Lucão e Félix Jorge; Ueslei Brito, Bruno Silva (Guilherme Borges), Hiago (Robinho), Alex Nemetz e Eltinho (Ítalo); Cristiano (Lucas Batatinha) e Messias (Liliu). Técnico: Tcheco.
Patriotas: Matheus Sales; Rhuan (Rony), Nascimento, Sosa e Caio; Duda, Adão, Sato (Cleiton) e Pedrinho (Anderson Cavalo); Rodriguinho e Palácios (Bala). Técnico: Claudemir Sturion.
Local: Couto Pereira, em Curitiba-PR.
Gols: Lucão, aos 44/1T, e Liliu, aos 22 e aos 36/2T (PRC).
Cartões amarelos: Eltinho, Hiago e Tcheco (PRC); Matheus Sales, Pedrinho, Rhuan, Caio, Anderson Cavalo e Nascimento (PAT).
Público: 26.199 pessoas (24.906 pagantes).
Renda: R$ 1.166.175,00.
Árbitro: Robson Babinski.
Assistentes: Diego Fortunato e Leandro Polli Glugoski.