Paraná fecha Série C e repete aproveitamento ruim na Vila Capanema
Ver o Paraná vencer na Vila Capanema foi algo incomum para o torcedor ao longo da Série C de 2021. O Tricolor encerrou a competição batendo o Oeste, no sábado (25), por 4 a 0, apenas a terceira vitória em seus domínios na competição.
O elenco paranista não conseguiu usar o fator casa como trunfo nesta temporada. Ao todo, foram 16 pontos em 18 jogos. Dos nove jogos no Durival Britto, foram três vitórias, três empates e três derrotas, totalizando 12 pontos conquistados. Além da rodada derradeira, o Paraná venceu o São José (3 a 1), em 26 de junho, e o Criciúma (2 a 1), em 4 de setembro.
O aproveitamento como mandante foi de 44,4%. Em 2020, na Série B, o percentual de aproveitamento em casa foi equivalente – 43,9% com 25 pontos conquistados em 19 jogos em Curitiba. Na B de 2019, voltando da Série A, o aproveitamento como mandante foi de 54%.
Na primeira fase da C, a campanha do Paraná dentro de casa só esteve acima dos números de Oeste, 22% de aproveitamento; Santa Cruz, 26%; Floresta, 30%; e Mirassol, 33%.
Mal em casa, pior fora de casa. Longe da Vila, o aproveitamento do Paraná foi de 15%. Só o Oeste teve uma campanha inferior sem o mando.
A torcida paranista ficará agora quatro meses sem ver o tricolor jogar. O Paraná Clube só volta a entrar em campo pelo Campeonato Paranaense, em fevereiro de 2022.