Paraná brigou contra queda para Série C três vezes e se deu bem; relembre as campanhas
Na árdua missão que o Paraná tem pela frente para fugir do rebaixamento à Série C, o retrospecto da equipe pode ser um fator motivacional. O Tricolor já viveu sufoco semelhante em temporadas passadas: 2011, 2015 e 2016 e, em todas, se salvou do descenso nas rodadas finais.
Por outro lado, caso não consiga evitar o desastre, confirmará a primeira queda à Terceirona na história.
Restam quatro jogos para o fim da Série B e a equipe paranista precisará de uma superação para sair da área da degola. O Tricolor está atualmente na 17ª colocação, com 36 pontos.
Confira a classificação completa da Série B
A soma ideal que garantiria o Paraná na Segundona sem sustos é de 45 pontos, portanto, o time teria que conseguir nove dos 12 pontos que restam em disputa. Porém, é possível se salvar com menos, já que os concorrentes da parte de baixo da tabela estão também tropeçando.
A única vez que o Paraná esteve na Série C foi em 1990, apenas alguns meses após a fundação, pois o clube terminou em primeiro lugar em um quadrangular denominado Seletiva Qualificatória Paranaense, que valia vaga na competição.
Veja o desempenho do Paraná nas temporadas em que escapou da Série C:
2011 – Terminou a competição em 13º lugar: apesar de começar a disputa bem, permanecendo 14 rodadas seguidas no G4, caiu de produção no segundo turno e estacionou no meio da tabela de forma perigosa. Na reta final, correu repetidamente o risco de entrar para a ZR e até a última rodada, mas terminou a cinco pontos do primeiro time rebaixado.
2015 – Encerrou a Série B em 13º lugar. Lutou contra o rebaixamento na maior parte do campeonato. Da segunda a última rodada, oscilou entre o 18º a 10º lugar e terminou apenas a quatro pontos acima do Z4.
2016 – Fechou a Segundona na 15ª colocação com surpreendente um único ponto apenas a mais do que o Joinville, rebaixado em 17º. A salvação veio pelo resultado dos adversários, já que o Paraná perdeu por 2 a 0 para o Tupi, na última rodada, mas contou com o tropeço dos demais concorrentes na 36ª rodada, que foi decisiva para decretar o resultado da tabela. Foi a pior campanha do time na história na Série B. *Dados: William Bohlen, do grupo de pesquisa Museu Paranista.