Balanço do Paraná: Reforços, saídas, contratos e elenco atual
O Paraná tem cinco reforços que ainda não estrearam. São eles: os goleiros Bruno Grassi e Lucas Wingert, o volante Vico, o meia Maxi Rodríguez e o atacante Elielton. O Tricolor passou por uma reformulação no início da temporada e 18 reforços chegaram.
Dos jogadores que ainda não vestiram a camisa do Paraná, o uruguaio Maxi Rodríguez é quem gera maior expectativa na torcida. O nome dele saiu no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, no último dia 26 de março. No entanto, como o Tricolor não teve mais nenhum jogo marcado, não houve a possibilidade da tão esperada estreia do meia.
Além de uma questão burocrática, por conta da transferência internacional, Maxi Rodríguez demorou mais para estar à disposição também pela questão física. Caso o Tricolor tenha sua próxima partida homologada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), há grande possibilidade do uruguaio atuar, mesmo que seja apenas por alguns minutos.
O goleiro Bruno Grassi (os três jogos) e o atacante Elielton (jogo contra o Cianorte) já foram relacionados para partidas. Os demais ainda não apareceram nos relacionados de Maurílio. O time que o treinador tem colocado em campo, inclusive, é formado quase inteiro por caras novas - apenas o goleiro Renan é titular absoluto dos remanescentes.
Das novidades de 2021, Anderson Salles, Jeferson, Christianno, Mazinho, Ramires, Juninho e Da Silva foram os jogadores que atuaram como titulares em todas as partidas até aqui.
Mudanças no elenco
Após a divulgação de uma nota oficial, em que o Paraná externou os problemas financeiros e declarou ter de fazer reduções de 50% no clube, com suspensão de pagamentos e corte de funcionários, a crise econômica deve impactar também no elenco.
Apesar de o goleiro Renan ter dito que não falta nada aos jogadores, o clube já começou a fazer mais mudanças no grupo. O volante Kaio, por exemplo, não teve seu contrato renovado. Como remanescente, ele possuía um salário acima do patamar atual paranista - que hoje é de até R$ 15 mil.
Dos jogadores com contrato até o fim deste mês, o atacante Bruno Gomes, que vinha apenas se recuperando de uma lesão no CT Ninho da Gralha, também não vai ficar. Já o zagueiro Hurtado tem sua situação indefinida. O jovem Paranhos, por sua vez, já encaminhou sua renovação com o clube.
Jogadores com contrato no fim
- Paranhos (lateral-direito) contrato até 18 de abril;
- Hurtado (zagueiro) contrato até 30 de abril;
- Bruno Gomes (atacante) contrato até 30 de abril;
- Anderson Salles (zagueiro) contrato até 23 de maio;
- Mazinho (volante) contrato até 23 de maio;
- Da Silva (atacante) contrato até 23 de maio;
- Guilherme Biteco (meia) contrato até 31 de maio.
Elenco atual do Paraná
Goleiros: Renan, Bruno Grassi, Lucas Wingert, Filipe (base)
Laterais-direitos: Jaílson e Paranhos (base)
Laterais-esquerdos: Christianno e Bryan (base)
Zagueiros: Jeferson, Anderson Salles, Micael, Hurtado, Guilherme Lacerda (base) e Léo Pettenon (base).
Volantes: Moisés Gaúcho, Mazinho, Ramires, Vico, Kriguer (base) e Lucão (base).
Meias: Juninho, Lucas Abreu, Maxi Rodríguez, Guilherme Biteco, Thiago Alves, Gabriel Pires, Castanha (base) e Lucas Sene (base).
Atacantes: Da Silva, Elielton, Hugo Sanches, Gustavinho, Ruan (base).