Da crise ao gramado: os desafios do Paraná para superar o São José e deixar a ZR
O Paraná terá pela frente, neste domingo (29), o confronto mais importante da Série C, contra o São José. Acima do Tricolor na tabela por apenas três pontos, o Zequinha é o adversário direto na briga para sair da zona de rebaixamento, e a vitória será fundamental para o time de Silvio Criciúma não afundar ainda mais na ZR.
Da crise ao gramado sintético do Estádio Passo d'Areia, o Paraná tem uma série de desafios para serem quebrados neste jogo, que pode decretar o futuro paranista. Um empate ou uma derrota praticamente colocam o time na Série D, pois já não dependerá apenas de si na luta contra o rebaixamento.
"Precisamos buscar o resultado para conseguir passar eles, mas o fundamental é não perder lá. Se nós perdermos lá, podemos atirar as coisas para o ar e já era", disse o volante Moisés Gaúcho sobre o confronto direto.
Listamos os desafios do Paraná nesta partida decisiva contra o São José
Crise financeira
O principal desafio é deixar de lado a crise financeira do clube, que assombra os jogadores com meses de salários atrasados. A indefinição da parceria da FDA Sports, que tem até esta quarta-feira (25) para quitar os débitos antes de o clube poder rescindir o contrato, é outra preocupação grande, já que alguns jogadores foram trazidos pela empresa e podem deixar o elenco com a possível saída da parceira.
Mas o elenco já deu sinais que pode responder em campo, mesmo com os problemas internos do clube. Diante do Ituano, mesmo após terem feito greve e não terem treinador por um dia, os jogadores mostraram opções para o técnico Silvio Criciúma para lutar contra o rebaixamento. Uma queda à Série D também mancharia o currículo dos atletas.
Crise em campo
O desafio também é quebrar a má fase do Tricolor em campo. São seis jogos sem vencer, com três derrotas e três empates, sendo oito gols sofridos e apenas três marcados. Já são completos 45 dias sem vitórias.
Quebrar a invencibilidade do adversário
Apesar da campanha na parte debaixo da tabela, o São José está invicto em casa na Série C. Em seis jogos, são três empates e três vitórias. Ou seja, o Paraná precisará de uma vitória inédita no Estádio Passo d'Areia. O Zequinha também vem de dois empates seguidos.
Tirar o saldo de gols
Para deixar a zona de rebaixamento, o Tricolor, além de vencer, terá que fazer saldo de gols. O time precisará de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Nesta Série C, o Paraná conseguiu marcar a diferença em duas oportunidades: justamente contra o São José, na vitória por 3 a 1, na Vila Capanema, pela quinta rodada, e contra o Mirassol, na maior vitória do time na competição por 3 a 0, fora de casa, pela sétima rodada.
Gramado sintético do Passo d'Areia
Por fim, um grande obstáculo para o Paraná vencer fora de casa será o gramado sintético. O Estádio Francisco Novelletto Neto, mais conhecido como Passo d'Areia, possui grama sintética desde 2011. E, diferentemente dos gramados de Arena da Baixada e Allianz Parque, por exemplo, que possuem selo Fifa, o estádio gaúcho tem a qualidade da grama muito inferior.
Preocupado com a diferença dos campos, o Tricolor já agendou treinos no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, na quinta-feira (26). E também já tem conversas para utilizar o espaço do Trieste, clube amador de Curitiba, nesta quarta-feira (25). O Paraná ainda precisa melhorar o desempenho como visitante, já que tem apenas um vitória fora até aqui.