Lembra dele? Revelação do Paraná tem se destacado no futebol português
Revelado pelo Paraná e alçado ao futebol profissional do Tricolor com apenas 18 anos, o zagueiro João Basso hoje é destaque na primeira divisão do Campeonato Português, sendo uma das peças fundamentais para o crescimento do Arouca FC.
Em setembro desse ano, Basso completou a marca de 100 jogos pelo clube português, time que o acolheu há quatro anos. Hoje com 25 anos, o defensor ressalta a oportunidade de ter feito parte do renascimento do time.
“Quando cheguei ao Arouca FC estávamos na 3ª divisão. Meu primeiro gol profissional em Portugal foi feito nesse time que está sendo fundamental no meu crescimento. Na temporada 2019/20 subimos para 2ª divisão e na temporada 2021/22 chegamos na primeira. Atingir a marca de 100 jogos é muito importante e significativo”, completa.
+ Mais notícias do Paraná Clube
O caminho percorrido por Basso nesses seis anos na Europa foi de conquistas, principalmente, vencendo obstáculos. Como saiu do Brasil muito jovem, com apenas 19 anos, as expectativas eram muito altas. A adaptação não foi tão fácil.
“Adaptar-se ao país é fácil, até mesmo porque culturalmente somos parecidos. No entanto, em relação ao futebol é completamente diferente daquilo que vivenciamos no Brasil”, relembra. “Fiquei muito tempo sem jogar, até que pedi para ser emprestado a outro time para mostrar meu potencial, e mesmo assim joguei muito pouco”, desabafa.
Foram três anos difíceis para o jogador brasileiro, que só teve a chance de mostrar seu potencial em 2019, quando entrou no Arouca FC e aceitou o desafio de reerguer o clube. No fim do mês passado, Basso foi responsável pelo gol solitário que deu a primeira vitória na história do clube sobre o Sporting.
Com a camisa do Paraná, o zagueiro fez parte do time profissional nas temporadas de 2015 e 2016, sendo titular na disputa da Série B do segundo ano.