“Gilzinho”, xodó de Tite e filho de nigeriano: conheça o novo reforço do Paraná
A vida de um jogador de futebol tem altos e baixos. E com apenas 22 anos, Franklin Joseph, mais novo reforço do Paraná, já viveu muitas histórias. O nome completo do jogador já chama a atenção: Franklin Joseph Tochukwu Onwudiwe. Isso porque o contratado paranista é filho de mãe brasileira e pai nigeriano.
Natural de Capão Redondo, na região sudoeste de São Paulo, Franklin foi revelado no Corinthians e, pela semelhança com o ídolo e zagueiro Gil, ganhou muitos apelidos em referência ao colega de profissão enquanto ainda atuava nas categorias de base. "Novo Gil", "Gilzinho", "Filho do Gil" foram alguns dos codinomes que ele ganhou no período de 12 anos no alvinegro paulista.
E, antes de completar 18 anos, lá em 2016, virou uma espécie de "xodó de Tite". Na época em que o treinador ainda comandava o Corinthians, recebeu convite para integrar os treinamentos do time principal. Agradou. Porém, com a saída do técnico, nunca chegou a estrear profissionalmente pelo Timão. Uma nova oportunidade de mostrar seu trabalho com Tite veio na seleção brasileira.
Em março de 2017, ele foi chamado para completar os treinos do Brasil em atividades na Arena Corinthians e no Morumbi. Ali teve contato direto principalmente com o próprio Gil e Miranda. Além disso pôde marcar Neymar, teve o famoso "batismo" e viveu um pouco do dia a dia da seleção. Mas o rumo mudaria em 2019.
Mudança de rumo: não renovação com Corinthians e tentativa na Europa
Logo após o término da Copinha de 2019, depois de 12 anos no Timão, recebeu a notícia de que não teria seu vínculo renovado. O sonho de estrear pelo profissional do Corinthians nunca foi realizado. Em uma publicação nas redes sociais escreveu que o dia 24 de janeiro de 2019 foi o dia mais triste da sua vida: "Hoje, podem ter certeza, que é o dia mais triste de minha vida. Mas irei superar tudo isso, sei que irei".
Mas ele não desistiu. E buscou na Europa um recomeço na carreira, assim como acontece com vários garotos. Ainda em 2019 assinou contrato com o NK Lokomotiva, da primeira divisão da Croácia, mas não chegou a atuar por falta de oportunidades. No ano passado, se transferiu para o Metta, da Letônia, onde fez 25 partidas e marcou um gol.
Antes de chegar ao Tricolor, também jogou pelo Fk Panevezys, da Lituânia. Assim como o Paraná, agora Franklin busca um recomeço no futebol brasileiro. Ele é o quinto reforço anunciado pelo clube para a temporada 2022.