Estaduais começam mais cedo em 2023 e pode antecipar calendário do Paraná
A CBF divulgou, na última quarta-feira (21), o calendário do futebol brasileiro de 2023. E os estaduais vão começar mais cedo no ano que vem.
De acordo com a tabela da confederação, os campeonatos começarão em 15 de janeiro e vão até 9 de abril. Este ano, por exemplo, as datas foram reservadas entre 26 de janeiro e 6 de abril. E isto pode interferir diretamente no planejamento do Paraná.
Rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, o Tricolor tinha a expectativa de voltar ao campo apenas em maio. No entanto, com a antecipação de praticamente duas semanas do início da temporada, a Série B do Estadual também deve começar mais cedo.
O motivo para a antecipação é o fato de o calendário de 2022 ter encerrado mais cedo. Por conta da disputa da Copa do Mundo ser em novembro e dezembro, o Brasileirão terminará no começo de novembro.
Desta forma, as férias dos jogadores e a pré-temporada de 2023 começarão antes, o que possibilita essa antecipação no calendário e também fazer a parada nas datas Fifa.
Apenas com a segunda divisão do Paranaense no calendário, por enquanto, o Paraná precisa subir para a primeira divisão no ano que vem para poder tentar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.
Paranaense ainda não tem calendário definido
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não divulgou o calendário local do ano que vem, mas deve fazer isso até a primeira metade de outubro, uma vez que precisa divulgar a tabela do campeonato até 60 dias antes do seu início.