Entenda por que o Paraná ficou fora da Copa São Paulo pela primeira vez após 16 anos
O Paraná ficou fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022. A situação gerou um grande impacto dentro do clube, que tinha fechado uma parceria com a empresa Sportsprime, de Portugal, visando justamente a participação na principal competição de base do país.
Mas qual foi o motivo de o Tricolor ter ficado fora da Copinha?
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) tem direito a apenas quatro vagas. Athletico e Coritiba foram convidados pela Federação Paulista.
A FPF precisou indicar os outros dois clubes e escolheu Operário e Londrina devido às melhores campanhas dos clubes do interior nos últimos estaduais.
O Tricolor não ficava fora da Copinha desde 2004.
Copinha 2022: veja todos os grupos e as sedes da competição de base
Mesmo sem ter a vaga garantida, o Tricolor se comprometeu ao fechar a parceria com Sportsprime. Jogadores e comissão técnica da empresa chegaram e trabalharam por quase dois meses no CT Ninho da Gralha. O clube sabia do risco, até por isso não confirmou oficialmente a parceria com a empresa portuguesa.
"Foi uma parceria que esperávamos vários frutos. Falamos com a Federação Paranaense por telefone e tínhamos a certeza de disputar essa Copinha, com atletas do clube, nossos e selecionados por nossa comissão técnica. Nossa expectativa era a melhor possível, pois em 57 dias trabalhados conseguimos montar uma equipe bastante competitiva. Foi muito frustrante para os atletas, pois fomos avisados por redes sociais e a maioria dos nossos atletas tem mercado", disse o supervisor da Sportsprime, Welliton da Silva.
Com a confirmação de que não disputaria a Copinha, os membros da empresa e os atletas do clube foram dispensados. A reportagem tentou contato com o responsável pela Sportsprime para entender mais sobre a parceria e quais os acordos feitos entre as partes, mas ele não quis comentar. O presidente do Paraná, Rubens Ferreira, também não atendeu às ligações.
Já o gerente de futebol, Pedro Poitevin, comentou sobre o impacto negativo de o clube ter ficado de fora da principal competição de base do país.
"O impacto do Paraná estar fora da Copinha é negativo, porque a gente sabe do potencial e da visibilidade da competição, que poderia trazer futuros ativos e negociações para o clube. É muito ruim. Em relação à parceria com a Sportsprime, fica a critério da diretoria comentar", declarou.