Da eliminação à expectativa para a estreia na Segundona, Paraná completa 200 dias sem atuar
O Paraná Clube completa nesta quarta-feira (1º) 200 dias sem entrar em campo. O último jogo do time principal do Tricolor foi derrota para o Pouso Alegre, que resultou na eliminação na Série D, no dia 13 de agosto de 2022.
De lá para cá, muita coisa mudou. Técnico principal e do sub-20 diferentes, gestão de futebol nova e um forte investimento para manter da identidade do clube ativa, com apostas em outras modalidades.
Saiu o técnico Omar Feitosa e chegou Marcão para o comando do time principal. O clube também reformulou o departamento de futebol, trouxe Paulo César Silva, o Paulão, como diretor de futebol, e Adel Youssef, que será o superintendente do Departamento de Saúde.
Já a esperança da torcida para o começo de 2023, que queria ver as cores tricolores em campo, era na equipe Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas o elenco acabou eliminado depois de três jogos (uma vitória e duas derrotas) na fase de grupos. Depois da eliminação, o técnico Rodrigo Rojas deixou o comando do time e o ex-técnico do principal Jorge Ferreira voltou para comandar a base.
E para suprir a ausência dentro das quatro linhas, a diretoria do Paraná tem investido em outras modalidades para seguir com a "marca" do clube ativa. O Tricolor anunciou parceria com Beach Soccer, com futebol americano (o Curitiba Guardian Saints), Futebol 7 e, mais recentemente, confirmou o retorno ao futsal.
No futsal, o Paraná jogará a Série Bronze e estreia no dia 1º de abril - os adversários da primeira fase são o Rio Branco de Paranaguá, o Fazenda Futsal, o Pinhais Futsal, o Guará Futsal de Guaratuba, além do Sfinge de União da Vitória.
Mas o que os torcedores querem mesmo é o retorno do futebol de campo. Até o momento, apenas o goleiro Felipão e o jovem zagueiro Guizão, da base, estão confirmados no elenco principal. A tendência é que mais crias do clube sejam confirmados para a disputa da Segunda Divisão do Paranaense, além de outros reforços que devem chegar nos próximos dias com os términos dos estaduais.
E a expectativa do clube e da torcida agora é a disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. A competição é a resistência do time para se manter ativo. E a busca, claro, é pelo primeiro passo: o retorno à elite local, para depois alcançar um calendário nacional.
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou a tabela da Segundona nesta terça-feira (28), e o Tricolor vai estrear diante do Toledo no sábado, dia 29 de abril, às 15h, na Vila Capanema, mas com portões fechados por conta da punição do Paranaense do ano passado.
Os paranistas só poderão voltar às arquibancadas da Vila Capanema na fase mata-mata - se o clube avançar da primeira fase. Outra possibilidade é ver o Paraná como visitante diante do Andraus, pela segunda rodada. O estádio tricolor será também a casa do Andraus e do Patriotas no torneio.