Como será o calendário do Paraná em 2023?
O Paraná Clube terá um calendário bem enxuto em 2023, como era de se esperar depois do rebaixamento no Campeonato Paranaense e o não acesso à Série C. O time também está, oficialmente, fora da Copa do Brasil.
O foco do Tricolor na temporada será mesmo nas categorias de base, administradas pela empresa Sports Prime, com a Copa São Paulo, campeonatos estaduais e nacionais.
Veja as competições que o Paraná disputará em 2023:
O Paraná estreia na temporada logo na primeira semana de 2023, com a Copa São Paulo de Futebol Júnior. A tabela ainda não está definida, mas o Tricolor já sabe seus adversários: SKA Brasil-SP, o Vitória-BA e o Aster Brasil-ES, pelo grupo 23, com sede em Santana de Parnaíba.
+ Mercado da Bola 2023: veja quem chega, quem sai, as contratações do futebol!
A base do time será a equipe que chegou à terceira fase do Campeonato Paranaense Sub-20 deste ano. A torcida paranista tem que ficar de olho nos jovens, já que há grande possibilidade dos destaques atuarem na Série B do Paranaense.
Sem a Copa Sul-Minas confirmada e fora da Copa do Brasil, a Série Prata do Estadual, inclusive, será o único torneio do elenco principal no próximo ano. A tendência é que o torneio local comece em abril. Os rivais já estão definidos, mas a Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não realizou o arbitral.
A partir de abril ou maio também começam os jogos dos Paranaenses de base (Sub-15, Sub-17 e Sub-20). Em 2022, com o retorno das categorias de base em parceria com a Sports Prime, o Tricolor voltou à disputar os torneios e se destacou com o elenco Sub-20, como citado.
O objetivo é melhorar os desempenhos e buscar mais campeonatos nacionais. Neste temporada, Paraná disputou apenas o Brasileiro Aspirantes e deixou a competição nas quartas de final. O clube deve estar na edição do ano que vem, e também buscará vagas nos Brasileiros Sub-17 e Sub-20 e Copas do Brasil Sub-17 e Sub-20.
No entanto, as participações nestes torneios de base dependem dos desempenhos nos estaduais e da posição do clube no Ranking Nacional da CBF, situação que pode agravar as vagas do Paraná, já que o clube deve cair várias posições depois do péssimo ano de 2022.
Há também a chance de abertura de vagas, casos outros clubes melhores ranqueados desistam das participações. As categorias de base são o futuro do Paraná financeiramente e desportivamente.