Como estão os adversários do Paraná na Série C na temporada?
O Paraná conquistou duas vitórias seguidas no Campeonato Paranaense e subiu para a terceira posição, com 14 pontos, melhorando seu desempenho. Porém, o grande objetivo da equipe na temporada é a Série C. A 20 dias da estreia, que será diante do Ypiranga, no Rio Grande do Sul, o Tricolor já está de olho nos rivais que brigarão pelas quatro vagas para subir à Série B de 2022.
Com os adiamentos das partidas do Paranaense por conta da Covid-19, o Paraná terá uma maratona de jogos nos próximos dias. E, dos nove adversários do Grupo B da Terceirona, quatro já estão focados unicamente na competição, enquanto os demais ainda disputam jogos decisivos nos Estaduais. O técnico Maurílio comentou recentemente que o Tricolor sai atrás dos rivais por ainda ter muitos jogos a disputar.
O UmDois Esportes fez um resumo sobre como foi a temporada até aqui dos nove adversários do Paraná na primeira fase da Série C.
Times paulistas: Botafogo-SP, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Oeste
Os times paulistas são os grandes desafios do Tricolor na Série C. Dentre eles, o adversário mais difícil, com certeza, será o Mirassol. Potência do interior, o clube tem investido no seu CT e na revelação de atletas.
No Paulistão, foi líder isolado do Grupo D, com 18 pontos, e está classificado às quartas de final para enfrentar o Guarani. Já na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Bragantino ainda na primeira fase. O Leão é comandado por Eduardo Baptista e tem no goleiro Muralha o destaque desta temporada.
Botafogo-SP e Ituano flertaram contra o rebaixamento, mas conseguiram se livrar nas últimas rodadas do Paulistão. Ambos foram os lanternas dos grupos A e C, respectivamente, mas disputam a primeira fase do troféu interior.
No plantel, o time de Ribeirão Preto tem um velho conhecido da torcida paranista: o meia Renatinho. Em 2017, o jogador foi artilheiro do Paraná com 18 gols e fundamental no acesso à Série A.
O Grêmio Novorizontino não conseguiu a classificação às quartas de final do Paulistão na última rodada. O Tigre fez uma campanha consistente com 19 pontos em 12 jogos, sendo cinco vitórias, quatro empates e três derrotas (52,8% de aproveitamento).
A equipe também vai disputar o troféu interior, mas já entra nas semifinais por ter feito melhor campanha. O atacante Jenison, ex-Tricolor, é o destaque e artilheiro da equipe com quatro gols.
Por fim, o Oeste, apesar de disputar o Paulista A2, é líder isolado da primeira fase, com 32 pontos, com dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Já classificado às quartas de final, a equipe tem 82,1% de aproveitamento.
Times catarinenses: Criciúma e Figueirense
Assim como o Paraná, as duas equipes catarinenses sofrem problemas financeiros nos bastidores e veem na Série C um competição essencial para uma retomada.
O Criciúma vive situação ainda pior. Os carvoeiros foram rebaixados no Estadual ao fazer apenas oito pontos em 11 jogos. Já na Copa do Brasil, a equipe segue viva, depois de passar por Marília e Ponte Preta, e vai enfrentar o América-MG na terceira fase. O time já iniciou a preparação para a Série C com o técnico Paulo Baier, anunciado na semana passada.
Já o Figueirense não havia conseguido a classificação às quartas do Catarinense e também estava se preparando para o Brasileiro. Porém, o Hercílio Luz utilizou um atleta irregular no campeonato, perdeu pontos e foi desclassificado.
O Figueira então assumiu a vaga, fez o primeiro jogo da fase eliminatória e venceu a Chapecoense por 3 a 1 pela ida, no último domingo (9). Na Copa do Brasil, foi eliminado na primeira fase pelo FC Cascavel.
Times gaúchos: São José e Ypiranga
São José e Ypiranga, primeiro adversário do Paraná na Série C, fizeram boas e similares campanhas no Gauchão. O time de Erechim brigou pela vaga nas semifinais, mas acabou ficando na quinta posição, com 16 pontos (quatro vitórias, quatro empates e três derrotas). Na Copa do Brasil, a equipe passou da primeira fase pelo Peñarol-AM, mas foi eliminado na segunda pelo Fortaleza.
Já o São José ficou na sexta colocação, com 15 pontos, depois de um início ruim no Estadual. Foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. Os dois gaúchos já estão focados na preparação para a Série C do Brasileiro.