Como chegam os adversários do Paraná na Série D? Confira a análise
O Paraná se prepara a Série D. O clube estreia já no próximo domingo (17), às 16h, contra o Oeste na Arena Barueri, pelo Grupo 7. Depois péssimo começo de temporada, Tricolor passou por uma nova reformulação do elenco e já confirmou oito reforços para o técnico Omar Feitosa.
+ Veja a tabela completa da Série D!
Além de Paraná e Oeste, o Grupo 7 também tem o paranaense Cianorte, os paulistas Santo André e São Bernardo e os cariocas Nova Iguaçu, Pérolas Negras e Portuguesa. Conheça mais e veja como foi o início de temporada dos rivais do Tricolor na Quarta Divisão nacional.
Oeste-SP
Assim como o Paraná, o Oeste, ano passado, caiu da Série B até a Série D. O ano de 2021 foi um desastre para o time da Região Metropolitana de São Paulo. O Rubrão até começou bem esta temporada e ficou na vice-liderança na primeira fase do Paulista A2. Foram oito vitórias, seis empates e apenas uma derrota.
Passou nas quartas de final pelo Linense, mas caiu de produção. Na semifinal, acabou sendo superado nos pênaltis pelo São Bernardo. O resultado impediu que a equipe voltasse à Série A do Paulista depois de dois anos. O time também foi eliminado pelo Fluminense, do Piauí, na primeira fase da Copa do Brasil. Atua na Arena Barueri.
Santo André-SP
O Santo André disputou a primeira fase do Paulista em um grupo complicado, com Bragantino, Santos e Ponte Preta, mas se classificou. Com 15 pontos, três vitórias, seis empates e três derrotas, ficou na segunda posição. Acabou não conseguindo passar pelo Bragantino nas quartas de final. Não jogou a Copa do Brasil em 2022 e está há mais 15 dias se preparando para a Série D.
O time tem se reforçado e será comandado pelo novo técnico José Carlos Palhavan. O Ramalhão joga no Estádio Municipal Bruno José Daniel, localizado na cidade de Santo André, em São Paulo.
São Bernardo-SP
O São Bernardo fez uma campanha parecida com a do Santo André no Paulistão. No Grupo B, com São Paulo, Ferroviária e Novorizontino, o time somou 16 pontos em quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Nas quartas de final, acabou perdendo por 4 a 1 para o próprio São Paulo.
O técnico é Márcio Zanardi e o time entrará com uma base formada. O São Bernardo joga no Estádio Municipal 1º de Maio em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.
Nova Iguaçu-RJ
Na Série A do Carioca, o Nova Iguaçu fez um campeonato consistente. Foi o 5º colocado na primeira fase atrás apenas dos quatro grandes do Rio. Com a posição, ganhou a chance de disputar a Taça Rio - jogada pelos times que ficam entre o 5º e 8º lugares. Passou na semifinal pelo Audax, mas perdeu o título nos pênaltis para o Resende após dois empates. No total, foram seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
Foi eliminado pelo Criciúma na primeira fase da Copa do Brasil após um 0 a 0 em casa. Atua no Estádio Jânio Moraes, conhecido como Laranjão, que fica localizado em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Portuguesa-RJ
Já a Portuguesa também fez um primeiro turno do Carioca - a chamada Taça Guanabara - regular. Foi sexta colocada, com 12 pontos, sendo três vitórias, três empates e cinco derrotas. Mas acabou caindo na semifinal da Taça Rio para o Resende.
Já na Copa do Brasil, o time tem surpreendido e chegou à terceira fase depois de passar por CRB e Sampaio Corrêa. Agora, o time pegará o Corinthians no mata-mata. As classificações foram importantes financeiramente e impulsionaram o time para a disputa da Série D. O time joga no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro.
Pérolas Negras-RJ
O Pérolas Negras é o time mais modesto do grupo. O clube disputa o Carioca B1 - referente à terceira divisão estadual. No ano passado, acabou sendo vice-campeão do torneio e não conseguiu o acesso à segunda divisão.
O Pérolas ainda não disputou nenhum jogo na temporada. O clube jogará a Série D no Estádio do Trabalhador, em Resende.
Cianorte
Mesmo com uma base formada há algum tempo e com o técnico mais longevo do futebol brasileiro, João Burse, o Leão do Vale fez um Paranaense irregular. Classificou-se à segunda fase apenas na sétima posição, com 17 pontos. Acabou enfrentando o Coritiba nas quartas de final e sofreu duas derrotas. Com os resultados, acabou demitindo o treinador Burse e contratou Irineu Ricardo como novo comandante. O veterano Ralf também saiu do elenco.
O Cianorte não disputou a Copa do Brasil em 2022 e também não conseguiu vagas para o mata-mata e Série D do ano que vem. O time joga no Estádio Albino Turbay, interior do Paraná. O Tricolor enfrentou o Leão na primeira fase do Paranaense e acabou perdendo por 3 a 0.