Cianorte confirma procura, mas nega fusão com o Paraná; entenda cenário da SAF
O Cianorte publicou nota oficial, nesta terça-feira (5), confirmando a procura do Paraná Clube para uma possível "fusão". O projeto faria parte do plano da proposta de SAF do Tricolor, antecipada pelo UmDois Esportes.
A incorporação de uma equipe estadual foi cogitada pelos investidores que planejam comprar o Paraná, mas as negociações não avançaram. O objetivo era adquirir um clube da elite estadual, com calendário nacional, para acelerar o processo de recuperação paranista.
"De fato, o clube foi procurado para discutir uma possível fusão. A conversa ocorreu há alguns meses e, da nossa parte, não houve evolução nas tratativas", confirmou o Cianorte. O desacerto nas tratativas também é confirmado por fontes ligadas à possível SAF do Paraná.
+ Confira as notícias do Paraná Clube no UmDois Esportes
A equipe do interior ainda garantiu que segue empenhada no planejamento da temporada 2024, em que terá calendário cheio, com Estadual, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão.
Na noite da última segunda-feira (5), o Conselho Deliberativo do Paraná Clube aprovou a proposta de venda de 90% do clube para se transformar em SAF. Antes, o Conselho Consultivo já havia dado aval para a operação.
Processo de SAF do Paraná depende de aval da Justiça
Com a aprovação dos associados, a proposta segue para a Vara de Falências e Recuperação Judicial de Curitiba. O passo é crucial, já que o clube realinhou o pagamento de suas dívidas há pouco mais de três meses.
O objetivo do grupo de investidores é que a proposta seja aprovada o quanto antes, para que os investimentos já possam ser feitos para a disputa da Divisão de Acesso, que ainda não possui data de início definida, mas deve acontecer a partir de abril de 2024.
Em petição enviada à Justiça nesta terça-feira (5), a proposta da SAF cita a "incorporação de outro clube paranaense" e chega a afirmar que este acordo já estaria sendo fechado.
No entanto, fontes ligadas à SAF do Paraná afirmam tratar-se apenas de uma petição cautelar, que antecipa possíveis eventos que pudessem vir a acontecer e que, neste caso específico de incorporação do Cianorte, não foram concretizados.
A petição cita outras possibilidades de renda no futuro, como venda de potencial construtivo das propriedades do Paraná (Kennedy e Boqueirão).
Conheça o principal investidor da proposta de SAF do Paraná
O principal investidor do consórcio que está próximo de comprar 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Paraná Clube chama-se Carpa Family Office, segundo apurou o UmDois Esportes.
Especializada em gestão de fundos, planejamento financeiro familiar e patrimonial, a empresa administra cerca de R$ 6,3 bilhões atualmente. O grupo, que tem escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, lidera os investidores que planejam aportar R$ 430 milhões no Tricolor ao longo de dez anos.