Paris 2024: veja o resumo do último dia de Jogos Olímpicos
O que aconteceu de importante neste domingo (11), último dia de Olimpíada de Paris 2024? Confira a seguir o resumão com os principais resultados na capital francesa.
O grande destaque foi a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos. Os Estados Unidos terminaram na liderança com 126 medalhas, sendo 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes.
+ Quadro de medalhas da Olimpíada de Paris
Encerramento de Paris 2024
Antes do ato final, Léon Marchand, nadador consagrado na edição, entrou com a chama olímpica no local. O presidente do COI, Thomas Bach, foi o responsável por declarar o fim dos Jogos Olímpicos de Paris, convidando as pessoas para os Jogos de Los Angeles, daqui a quatro anos.
"My way", de Frank Sinatra, encerrou a cerimônia oficialmente. No fim do mês, a partir do dia 28, começam os Jogos Paralímpicos de Paris.
Ana Patrícia e Duda foram as porta-bandeiras do Brasil no encerramento
As campeãs do vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, foram as porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris, no Stade de France. A dupla faturou a medalha de ouro no vôlei de praia, conquista que não acontecia havia oito anos na modalidade.
+ Relembre os 12 melhores momentos da Olimpíada de Paris 2024
Na despedida da seleção, Marta diz que ajudará a nova geração fora de campo
Emocionada após a conquista de sua terceira medalha de prata olímpica, a atacante Marta, 38, se despediu da seleção brasileira neste sábado (10), no Parque dos Príncipes, em Paris (FRA), prometendo acompanhar e perto a nova geração do futebol nacional.
Ela afirma que não estará mais em campo, mas garantiu que ajudará de outra forma o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro, mesmo que seja como torcedora.
"Essas meninas têm muito mais a oferecer. Não estarei com elas em campo, mas estarei de outra forma, acompanhando, dando meu suporte. Enfim, torcendo como fiz aqui [em Paris] quando suspensa. Que a gente comece a acreditar mais no futebol feminino", discursou.
+ Todos os MVPs do vôlei na história das Olimpíadas
Espanha vence Eslovênia e leva o bronze no handebol masculino
A Espanha venceu Eslovênia por 23 a 22 neste domingo (11) e ficou com a medalha de bronze no handebol masculino nas Olimpíadas de Paris-2024.
Com a vitória, os espanhóis registraram a sua quinta medalha de bronze no handebol masculina. As outras conquistas aconteceram nas respectivas olimpíadas de Atlanta 1996, Sydney 2000, Beijing 2008 e Tóquio 2020.
Itália vence os EUA e conquista o ouro no vôlei feminino
A Itália venceu os EUA neste domingo (11) por 3 sets a 0 e conquistou a medalha de ouro das Olimpíadas de Paris-2024, no vôlei feminino. As parciais do confronto foram 25/18, 25/20 e 25/17, uma vitória de lavada.
É a primeira medalha olímpica do vôlei de quadra feminino da Itália. No sábado, a seleção feminina do Brasil levou o bronze da competição ao vencer a Turquia por 3 sets a 1 (25-21, 27-25, 22-25 e 25-15).
Maratonista do Butão comove ao chegar em último nas Olimpíadas
Em alguns casos, o último colocado deixa uma marca na história dos Jogos Olímpicos maior que o primeiro. Paris-2024 proporcionou uma dessas situações no último dia de competição.
A maratonista Kinzang Lhamo, 26, do Butão, completou a prova caminhando nos últimos quilômetros, mais de uma hora e meia depois da vencedora, a holandesa Sifan Hassan. Lhamo foi ovacionada pelo público. Algumas pessoas caminharam junto com ela no trecho final do percurso.
Ela terminou a prova em 3h52min29s, uma velocidade média de 10,9 km/h. A vencedora Hassan completou o percurso de 42,195 km em 2h22min55s, ou seja, 17,7 km/h de média.
Sérvia é tricampeã olímpica do polo aquático sobre a Croácia
A Sérvia derrotou a Croácia por 13 a 11 em um clássico neste domingo (11) entre países da ex-Iugoslávia recheado de rivalidade e levou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris-2024.
Na celebração pelo tricampeonato, a comissão técnica pulou na piscina junto com os jogadores. Na disputa pelo bronze, os EUA venceram a Hungria por 11 a 8.
Thaísa confirma aposentadoria da seleção e fala que torceu pela Itália
A meio-de-rede Thaísa Daher confirmou que se aposentará da seleção de vôlei. A atleta reforçou a decisão na cerimônia de premiação das Olimpíadas de Paris, que aconteceu na manhã deste domingo (11).
Thaísa detalhou os planos para seu futuro. A veterana disse que seguirá atuando apenas pelo Minas, seu clube no vôlei brasileiro, e ressaltou ser grata pela carreira na seleção brasileira, pelo empenho das companheiras e pelo apoio da torcida.
+ Zé Roberto abre o jogo sobre futuro na Seleção Brasileira: “A gente combinou que…”
Após ouro, argelina vai acionar a Justiça por ataques durante a Olimpíada de Paris
A argelina Imane Khelif vai acionar a Justiça devido aos ataques e difamações que sofreu as redes sociais durante as Olimpíadas de Paris. A boxeadora, medalhista de ouro em Paris, foi alvo de ataques de gênero no decorrer dos Jogos.
"A boxeadora Imane Khelif, que acaba de ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, decidiu travar um novo combate: o da justiça, dignidade e honra", disse Nabil Boudi, advogado.
Seleção de basquete feminino dos EUA bate França no sufoco
Quando a norte-americana naturalizada francesa Gabby Williams subiu para o arremesso no estouro do crônometro, ela poderia empatar a final do basquete feminino, dar mais cinco minutos às Olimpíadas de Paris e manter viva a disputada briga entre Estados Unidos e China pelo topo do quadro de medalhas. O problema é que a pontinha de seu pé estava no lugar errado.
Williams acertou o arremesso, mas ela estava pisando na linha. Mesmo após revisão dos juízes, o arremesso valeu só dois pontos. Os EUA venceram por 67 a 66 e conquistaram o título do basquete feminino em paris. Foi a oitava medalha de ouro seguida da seleção americana feminina de basquete e o 40º ouro da delegação dos EUA nos Jogos. O resultado colocou os americanos na liderança do quadro de medalhas, à frente da China.
+ Dicionário da canoagem [2024] – Conheça todos os termos do esporte
Estados Unidos igualam ouros da China no último dia e "vencem" Olimpíada de Paris
Os EUA chegaram ao último evento dos Jogos de Paris atrás da China no quadro de medalhas. Os chineses somavam 40 ouros e 27 pratas, contra 39 ouros e 44 pratas dos norte-americanos, lembrando que o primeiro critério para a classificação entre países de uma Olimpíada é o número de ouros.
Com a vitória suada sobre a França na decisão do basquete feminino, o time dos Estados Unidos empata em ouros com a China (40) e ultrapassa a equipe asiática na classificação por conta da quantidade de medalhas de prata: 44 a 27.
Os Estados Unidos ficam na primeira posição do quadro de medalhas pela quarta vez consecutiva.
+ Levantamento de peso nas Olimpíadas: história e todos os pódios