Medina e Ítalo Ferreira avançam às oitavas; Silvana Lima e Tatiana Weston também se classificam
Gabriel Medina confirmou o favoritismo e está classificado para as oitavas de final do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele se junta ao compatriota Italo Ferreira, a quem só enfrenta em uma possível decisão de medalha de ouro. O brasileiro levou susto, mas fechou a quinta e última bateria de classificação do dia no masculino com nota 12,23, a segunda melhor performance, atrás apenas de Italo.
Como avançaram sem passar pela repescagem, Medina e Ítalo Ferreira só vão se cruzar em uma possível final, o que aumenta a chance de medalha para o Brasil.
Medina teve a maior nota da bateria 5, com 12,23. Quem também avançou foi o francês Michel Bourez, que anotou 10,10. O alemão Leon Glatzer vai para a repescagem. Já o costarriquenho Carlos Muñez, que iria competir na vaga de Frederico Morais, que testou positivo para Covid-19, não chegou de viagem a tempo para a bateria.
As oitavas de final já acontecem neste domingo à noite (segunda-feira pela manhã no Japão).
Ítalo Ferreira avança sem sustos
Ítalo Ferreira, campeão do circuito mundial, avançou às oitavas de final sem sustos. Ítalo fez 13,67 pontos para avançar direto ao terceiro round em Tóquio. O japonês Hiroto Ohhara também se classificou na bateria, com 11,40. O italiano Leonardo Fioravanti (9,43) e o argentino Lele Usuna (8,27) foram os outros surfistas na estreia do surfe na Olimpíada. O europeu ainda disputará a repescagem pelo posição alcançada.
"Estou muito feliz, até arrepiado", comemorou o brasileiro assim que deixou o mar em Tsurigasaki. "Estava ansioso para essa estreia, mas depois que caí no mar e peguei a minha onda a coisa fluiu", afirmou, satisfeito. "O mar estava meio difícil, mas treinei bastante e o atleta tem que estar preparado para tudo. A tendência é que o mar melhore um pouco amanhã e eu espero aproveitar da melhor forma."
Silvana Lima e Tatiana Weston avançam no Surfe Feminino
Depois da bateria masculina, foi a vez das mulheres irem para o mar. Silvana Lima fez a segunda nota da sua bateria, 12,13. A vencedora foi a australiana Stephanie Gilmore, que somou 14.50. Na outra bateria, brasileira Tatiana Weston-Webb ficou na primeira posição, com 11,33, e também se classificou.